Engenho 2020: “A Engenharia do Ambiente é sem dúvida uma profissão de futuro”

Para o Engenho 2020 o Colégio de Engenharia do Ambiente escolheu o tema “Oportunidades globais da Engenharia do Ambiente”.

 
Maria João Teles Brochado, Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte, foi a anfitriã desta talk que contou com convidados internacionais para debater o tema das oportunidades nesta área da Engenharia, referindo que “o mundo está em mudança e a Engenharia do Ambiente é sem dúvida uma profissão de futuro”.
Pratap Raju, Founder Partner – The Climate Collective, abordou o tema do clima a nível internacional, qual as estratégias que estão a ser adotadas, quais os parceiros e quais as oportunidades para as empresas. Relativamente ao tema da redução de emissões destacou que precisamos de mais dinheiro, melhores políticas, mas acima de tudo mais inovação.
Shanti Karanjitss, Chief Technical Advisor – United Nations Development Programme, trouxe-nos o tema das mudanças climáticas e da gestão de risco de desastres, defendendo uma construção mais forte e mais verde, pois todos os anos as perdas humanas e económicas devido aos desastres naturais são enormes. É essencial parar de reparar os danos e mudar o paradigma desde o início, aquando da construção.
Catarina Pinto, Glan Agua do Grupo Mota-Engil, partilhou a sua experiência profissional, em particular a internacional, reforçando a ideia de que a capacidade de adaptação é muito importante “em diferentes trabalhos, em diferentes empresas, em diferentes países, temos de conseguir adaptar-nos”.
Daniela Amorim, Klog Logistic Solutions, vencedora do Prémio Melhor Estágio 2019 – Norte, também partilhou a sua experiência profissional e académica identificando a gestão, a resiliência, a Engenharia e a inovação como pontos-chave para o sucesso de um/a engenheiro/a do ambiente.

Reveja a talk aqui