Engenho 2020: “A Engenharia portuguesa é uma Engenharia de excelência”

 O Colégio de Engenharia Civil reuniu um painel de convidados que nos falara sobre a Engenharia civil, como o game changer da construção.

 
Bento Aires, Coordenador do Colégio de Engenharia Civil – Norte foi o anfitrião desta talk que reforçou a ideia de que “a porta do desenvolvimento e da valorização da profissão abre por dentro”.
A talk recebeu convidados de diferentes gerações que abordaram a Engenharia Civil tendo por base a sua experiência profissional.
Carlos Mota Santos, Vice-CEO Mota Engil, referiu alguns pontos importantes no perfil do engenheiro que a empresa procura e valoriza, sendo que a principal é naturalmente a formação técnica, não deixando esquecer que “a Engenharia portuguesa é uma engenharia de excelência e as escolas de engenharia portuguesas são escolas de excelência”.
Tiago Ilharco, Managing Partner NCREP, partilhou a sua experiência em criar uma empresa numa área que é relativamente recente na área da construção que é a reabilitação do património e quais são as vantagens e dificuldades de todo este processo.
Diana Abrunhosa, ARUP, trouxe-nos a visão de trabalhar no estrangeiro referindo que “os engenheiros portugueses são vistos no estrangeiro de uma forma muito positiva” muito porque “o ensino em Portugal é muito bom”.
Soraia Pereira, BIMMS Lda, deixou-nos com a visão da digitalização na transformação e de todos os processos que já existem, deixando claro que na construção civil é necessário “colaboração e integração multidisciplinar das diferentes áreas da Engenharia” e que para além disso “a transformação digital não é o futuro é o agora”.

Reveja a talk aqui