No passado dia 29 de novembro, decorreu o jantar de Natal e a homenagem a Mafalda Laranjo, Engenheira do Ano 2023, em Viana do Castelo
Para além do convívio que é já tradição em Viana do Castelo, neste jantar, com casa cheia, foi também homenageada a Engenheira do Ano de 2023, Mafalda Laranjo.
A votação esteve a cargo dos Engenheiros da OE inscritos em Viana do Castelo, que propuseram os nomes dos colegas a serem potencialmente homenageados. Os membros do júri bem como os membros que trabalham no distrito, mas estão inscritos noutras Delegações, não participaram nesta votação.
Foram propostos vários nomes, que submeteram os seus currículos a uma matriz, aplicada pela primeira vez, e desenvolvida pelo Júri, procurando trazer objetividade e automatismo à análise. O Presidente do Júri, por inerência da condição de Delegado Distrital de Viana do Castelo, foi quem implementou a tarefa e propôs ao Júri a análise final de dois currículos. Finalmente, o Júri escolheu Mafalda Laranjo, como o Membro a ser homenageado ratificado pela Delegação em sede de reunião de 22 de Novembro.
O Delegado Distrital Vítor Correria anunciou o lançamento para breve do processo de escolha do Engenheiro do Ano de 2024.
No final do jantar, intervieram o Delegado e o Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte, Bento Aires. Ambos, teceram considerações sobre os novos desafios que se colocarão à OE com a aplicação do novo Estatuto, nomeadamente com as alterações dele resultantes, inclusive da necessidade já constatada de fazer algumas alterações.
Foram também comentados, desafios colocados aos Engenheiros relativamente ao riscos de possível conflito, bem como ao regresso do protecionismo. O valor da preparação e qualificação dos Engenheiros portugueses, o que os torna altamente atrativos para o mercado internacional e menos disponíveis para o mercado interno foi também assunto de foco na noite.