Bem-vindo, somos a

Geração Há+ Juventude Trabalho Projetos Ideias Partilha Futuro

Somos um grupo de estudantes e jovens Engenheiros que, a convite da OERN, criou este grupo de trabalho.

Somos uma comunidade dinâmica e proativa que procura representar (as novas gerações de Engenheiros) e partilhar a visão de impulsionar a inovação e a necessidade de transição para o futuro da Engenharia.

Reconhecemos o papel crucial desempenhado pela Ordem dos Engenheiros na defesa dos interesses da profissão, na promoção da formação contínua e no estabelecimento/manutenção de padrões de excelência. 

A grande missão do grupo é conectar, informar, influenciar e promover uma maior participação e envolvimento dos jovens engenheiros (da Região Norte), contribuindo assim para a modernização da OERN.

Trabalhamos em conjunto de modo a procurar e implementar soluções criativas e inovadoras que contribuam para a aproximação dos jovens engenheiros à Ordem (OERN) e impulsionem o desenvolvimento da profissão. Partilhamos conhecimento, experiências e discutimos desafios juntos.

Este impacto positivo será realizado através de projetos, eventos, parcerias e propostas inovadoras em colaboração com a direção da OERN.

Queres saber mais? É fácil, acompanha o nosso trabalho e junta-te a nós!

Preenche o formulário no final desta página ou envia-nos um email para geracaohamais@oern.pt 

Equipa Geração Há+

Clique nas fotografias para saberes mais sobre nós

Carlos Moraes
Catarina Duarte
Cláudia Luís Gonçalves
Catarina Varum
David Neves
Francisco Sousa
Francisco Sousa
João Neves Moutinho
José Novo
Júlio Rocha
Maurício da Costa Queiroz
Paulo Ribeirinho Soares
Soraia Pereira
Sofia Gomes Barbosa

Oiça aqui o Podcast da Geração Há+

Anterior
Next

Fala com a Geração Há+

Para sugestões e ideias, fala diretamente connosco!

Engenheiro Biológico e exerce a sua profissão no tratamento de águas residuais (ETAR’s), mais concretamente está ligado ao tratamento de água de consumo humano e planos de prevenção a legionella na empresa AnambConsul.

Fazer parte da Geração Há+ é a oportunidade dos caminhos se cruzarem nesta jornada sendo para ele uma honra poder participar neste grupo.

LinkedIn

Frequenta o Mestrado em Engenharia Química, no ISEP.  É membro do Associação de Estudantes do ISEP, e também faz parte do Núcleo de Estudantes do Departamento de Engenharia Química.

Tem grande interesse pela música e cinematografia, pelo processo criativo e por todas as diferentes perspetivas e emoções que podem proporcionar. Gosta de viajar, conhecer novos sítios, as suas culturas e mesmo os idiomas, pois acredita que este tipo de experiências a enriquece de várias maneiras.

Como membro da Geração Há+, tem como objetivo contribuir positivamente com os seus conhecimentos e ideias, para divulgar tudo o que a Ordem tem para oferecer, e ao mesmo tempo, aprender com os diversos estudantes que também fazem parte.

LinkedIn

Licenciada em Engenharia Civil com especialização em Construções pela FEUP, com grande foco na segurança e proteção contra incêndios.
Desde cedo, sempre teve um fascínio pela “engenhosidade humana”, de onde nasceu um grande interesse pelas construções. A Engenharia Civil foi um caminho claro no seu percurso. 

Atualmente trabalha no ramo da Proteção contra Incêndio na vertente de projeto e ensaios em obra. Nos seus tempos livres certamente estará pelo cinema, com a família e amigos, dentro de um avião ou em missão de busca pelos livros dos Mestres da Literatura Policial da Coleção Vampiro.

É membro da Geração Há+ da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e Representante da Região Norte no Grupo de Jovens Engenheiros. Está motivada em ter um papel ativo na nova geração de Engenheiros e contribuir significativamente para a sociedade e futuro do nosso País.

LinkedIn

Estudante de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP. Gosta de viajar, ouvir música e tocar piano. Na sua vida o desporto é também é essencial, particularmente esquiar e surf.

Adora aprender coisas novas e enfrentar desafios. Enquanto membro da Geração Há+, quer conhecer e colaborar com estudantes e profissionais proativos, partilhar ideias, conhecimentos e divulgar entre os jovens a importância da Ordem dos Engenheiros. Espera descobrir coisas novas e usar as suas qualidades e conhecimentos em prol do benefício comum.

LinkedIn

Estudante de Engenharia Mecânica na FEUP, sempre teve grande interesse pela generalidade das áreas do curso, no entanto, é pelo setor automóvel que nutre o maior gosto, procurando sempre saber mais sobre o tema.

Fazendo parte da AEFEUP quer continuar a lutar constantemente pelo melhoramento e aproximação dos estudantes com o seu futuro e por isso pretende aprender mais sobre a Ordem dos Engenheiros, sobre o seu verdadeiro papel e mote.

Espera poder contribuir da melhor forma e colaborar diretamente com estudantes e profissionais das mais diversas áreas de Engenharia.

Lincenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Aveiro, tem também pós-graduação internacional em Indústria 4.0 Inovação e Transformação Digital, certificada pela Universities of the Future – UoF, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Começou o seu percurso profissional em Engenharia de Processos na área da injeção de plásticos, seguindo-se a Gestão de Produção, dentro da mesma vertente. Atualmente, trabalha na área automóvel de I&D, na Yazaki Saltano, em Ovar, com a conceção e fabrico (subtrativo e aditivo) de máquinas e equipamentos para as áreas laboratoriais e fabris.

Gosta de ser uma voz ativa na Ordem fazendo parte da Geração Há+ e também no Grupo de Jovens Engenheiros. Pretende contribuir significativamente para a Ordem e dinamizar ideias, opiniões e projetos dos jovens Engenheiros.

LinkedIn

Licenciatura, Mestrado e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pela FEUP é atualmente Diretor do BUILT CoLAB – o Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro.

Coordena vários comités em grupos de trabalho em temas de construção digital, mobilidade, smart cities e IoT. É membro do conselho de administração da Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção e do Cluster AEC. É também Vice-Presidente de um Clube de Montanhismo que é Organização Não-Governamental do Ambiente e coordenador da sua secção de proteção de ambiente e património.

No tempo livre é espeleólogo, trail runner, montanheiro, músico, fotógrafo, canyoneer e produtor de vídeos. Como membro da Geração Há+ quer ser parte da mudança que se pretende para uma Ordem dos Engenheiros mais “jovem”, mais atrativa e ainda mais inclusiva. Coloca a sua experiência, criatividade e irreverência ao dispor deste grupo.

Linkedin

Estudante de Engenharia Física, foi vice-presidente da AEFCUP durante dois mandatos. Gosta de praticar e ver desporto, em particular ténis e andebol, do qual, está a tirar o grau 1 de treinador.
Usando a experiência que adquiriu nos anos na faculdade e na associação de estudantes pretende, enquanto membro do grupo Geração Há+, contribuir com ideias e sugestões para aproximar a Ordem das faculdades e dos estudantes.

Linkedin

Engenheiro Informático, está atualmente a trabalhar como Consultor na CGI e a fazer um Mestrado de Engenharia de Dados no ISEP, sendo representante de todos os alunos do curso.

Gasta o seu tempo no “mundo digital” e na maioria das vezes está a aprender algo ou a conviver com amigos. Faz parte da Geração Há+ por entender ser importante mostrar aos jovens Engenheiros que há muitos benefícios em pertencer à Ordem.

Linkedin

Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática e Mestrado em Engenharia Informática. Atualmente, desempenha funções de coordenador na Divisão de Sistemas de Informação dos SASUM – Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, onde ocupa a carreira de Especialista de Sistemas de Informação.

O seu lado comunitário está bem patente no seu dia-a-dia. É Presidente da Mesa da Assembleia da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Presidente da A.C.D.C – Associação Cultural e Desportiva de Carvoeiro e vice-presidente da Mesa da Assembleia da Comunidade Local dos Baldios de Carvoeiro. Nos momentos de lazer, dedica-se a atividades culturais e desportivas, desfrutando do convívio com a família e apreciando cinema e música.

Ao fazer parte da Geração Há+ acredita poder contribuir com a sua visão e experiência acumuladas ao longo dos anos, tanto no meio académico como profissional.

LinkedIn

Mestre em Engenharia Civil na FEUP. Entre os os seus hobbies destaca a música e o desporto.

Atualmente é Engenheiro de estruturas e gosta de estar envolvido ativamente na Ordem dos Engenheiros. 

Através da Ordem dos Engenheiros- Região Norte tem vindo a participar em formações complementares à sua atividade profissional e fortalecendo as relações com colegas Engenheiros.

LinkedIn

Licenciada em Engenharia Civil pela FEUP, iniciou a carreira num grande projeto que ligou áreas da engenharia, economia e gestão. Durante o percurso académico e profissional vivenciou experiências internacionais, no Brasil e em Moçambique.

Desempenhou várias funções desde gestão de projetos, fiscalização de obras até compras e logística. Especializou-se na área BIM, e recentemente aprofundou conhecimentos na área de gestão, através do MBA Atlântico.

É entusiasta do desporto, especialmente o surf, mas também das artes. Junta-se à Geração Há+ por querer abraçar projetos e ideias que tenham um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

É movida pela busca constante de conhecimento e crescimento pessoal e profissional, e acredita que este grupo pode ser uma excelente plataforma para partilhar ideias, aprender e contribuir para projetos inovadores.

LinkedIn

Mestre em Engenharia Civil, ramo de Construções pela FEUP, começou por se envolver na Ordem dos Engenheiros – Região Norte de forma ativa, como membro estagiário, desde 2023. Trabalhou na área de Acústica, mas atualmente está envolvida na elaboração de projetos de hidráulica.

Gosta de projetos e cálculos, e facilmente a podem encontra a explorar novos destinos, a assistir aos filmes mais recentes no cinema, imersa num livro ou a perder-se no mundo da modelação BIM.

Fazer parte da Geração Há+ é uma grande oportunidade de ser impulsionadora da mudança na Engenharia, a partir de uma visão jovem e sem filtros e a partilha de experiências e ideias com pessoas motivadas  que querem fazer parte do futuro da Engenharia.

Linkedin