10 Filmes de Engenharia para (re)ver durante o isolamento

Porque o cinema é sempre um bom programa para ocupar os tempos livres entre o teletrabalho e os afazeres diários, deixamos 10 sugestões de filmes que todos os engenheiros devem (re)ver. Divirta-se porque também há Engenharia no cinema.
 
TEMPOS MODERNOS (1936)
Para os engenheiros de produção este é obrigatório. É um dos filmes mais famosos do Charles Chaplin e conta a história de um operário na linha de montagem que vai à loucura depois de criar uma máquina que supostamente evitaria a hora de almoço. Algumas destas ideias foram usadas por Henry Ford para implantar um sistema de produção em série com a ideia de especialização de trabalho.

A PONTE DO RIO KWAI (1957)
É um clássico do cinema, e conta a história de um grupo de prisioneiros britânicos, durante a Segunda Guerra Mundial, que é obrigado a construir uma ponte para a passagem de comboios sobre o Rio Kwai, na Tailândia. Este é sobretudo um filme sobre liderança e gestão de recursos, com enfoque de como motivar pessoas, mesmo nas situações mais adversas. Por isso é uma excelente referência para engenheiros, principalmente civis.

 
2001: ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)
Muito antes da era digital, Kubrick já nos mostrava como a Engenharia ao serviço do cinema poderia trazer o que nunca tínhamos visto e o que nunca mais esquecemos. “2001-Odisseia no Espaço” está no panteão dos melhores filmes da história do cinema, e é um dos mais importantes e influentes filmes de ficção científica de sempre. Empresas de Engenharia como a Vickers-Armstrong estiveram envolvidas na construção muitos dos cenários que nos deram a ilusão de estar verdadeiramente no espaço. Uma obra de arte imperdível e uma “obra” da Engenharia obrigatória.

 
REGRESSO AO FUTURO (1985)
É um dos maiores sucessos de bilheteira dos anos 80, mas é ainda assim uma delícia ver que a imaginação aliada à Engenharia pode ser um passo em frente no futuro. Se pensa que os óculos inteligentes, dispositivos controlados por voz, impressão digital como chave de segurança, Serviço de videoconferência no televisor são invenções do século XXI, pode estar errado. Em 1985, o filme Regresso ao Futuro já traçava o caminho destas invenções que hoje em dia nos são tão familiares. É por isso, uma boa inspiração para os Engenheiros se aventurarem nas invenções que mudam o futuro.

 
UMA MENTE BRILHANTE (2001)
Este é um filme capaz de inspirar todos os jovens engenheiros, afinal não há idade para se tornar bem-sucedido. O filme conta a história de John Nash, um gênio da matemática que, com apenas 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio por onde atuava e, que acaba por receber o Nobel.

 
CÓDIGO DA VINCI (2006)
O uso da criptografia para esconder e proteger as informações é o destaque do filme sob a ótica da Engenharia de Computação. O filme aborda estes conceitos, explorando também a importância do raciocínio e lógica para resolver problemas, capacidades fundamentais para um engenheiro. Uma história de segredos e descobertas a não perder.

 
A REDE SOCIAL (2010)
É ainda recente, como todo o boom das redes sociais, mas parece ser já um clássico para a Engenharia sobretudo no que envolve tecnologia e programação. A Rede Social é o espelho de uma geração que nasceu com a internet e, ao chegar à idade adulta, descobre que a interação humana não é necessária para haver interatividade.
Em 2010, justamente quando o filme lançado, o editor da revista Time dizia: “É algo que está a transformar a forma como vivemos todos os dias. É uma engenharia social, mudando a maneira com relacionamos uns com os outros”. Vale a pena refletir.

 
INTERSTELLAR (2014)
Os filmes de ficção científica muitas vezes acabam por despertar o imaginário e, consequentemente, faz-nos refletir a sobre certos aspetos retratados. Este filme explora diversos aspetos futurísticos, que poderiam encaixar-se num período de tempo não muito distante, ao retratar um cenário em que a humanidade poderá enfrentar caso os recursos da Terra forem totalmente consumidos.
https://www.youtube.com/watch?v=VTJKrL8-0OA
 
O JOGO DA IMITAÇÃO (2015)
O jogo da Imitação pode proporcionar boas lições para um engenheiro: o filme mostra a importância do trabalho em equipa e como um profissional deve ter sempre o pensamento lógico e estratégico. Baseado em uma história real, o filme passa-se durante a Segunda Guerra Mundial. Após muitas tentativas de decifrar o “Enigma”, modo de comunicação dos alemães, em que mensagens eram enviadas aos submarinos, o governo britânico decidiu criar uma equipa que ficaria responsável por decifrá-lo o quanto antes.

 
DREAM BIG: ENGINEERING OUR WORLD (2017)
Este envolvente documentário analisa alguns dos feitos mais incríveis da Engenharia em todo o mundo. Desde a Grande Muralha da China e os edifícios mais altos do mundo, até robôs subaquáticos, carros solares e cidades inteligentes e sustentáveis, o DREAM BIG celebra a engenhosidade humana por trás das maravilhas da engenharia.

 

Por Sofia Vieira e Inês Miranda

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​