100 anos de nascimento Guilherme Ricca Gonçalves

Comemora-se hoje, dia 11 de Outubro, o centenário do nascimento do engenheiro Guilherme Ricca Gonçalves, fundador da empresa EFACEC e professor da faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Licenciado em Engenharia pela Universidade do Porto (FEUP), foi docente de Desenho Técnico e de Geometria Descritiva durante mais de quatro décadas, tendo sido uma grande influência para o desenvolvimento do Desenho Técnico Moderno no Ensino Universitário.
Em 1948, juntamente com os engenheiros António Ricca Gonçalves – um dos seus irmãos – e Mário Botelho de Sousa, fundou a multinacional EFACEC que se tornou numa das maiores empresas industriais do país. Nesta empresa foi Diretor Técnico, Diretor Geral e, mais tarde, Vice-Presidente do Conselho de Administração de 1992 até 2007. Foi sempre um impulsionador da capacidade técnica dos colaboradores e da qualidade industrial das diferentes unidades fabris que a empresa ia construindo.
A sua dedicação em prol do desenvolvimento industrial e tecnológico do país levou a Presidência da República a agraciá-lo com a Ordem de Mérito Industrial. Em 2005, recebeu o pin de ouro da Ordem dos Engenheiros, e 3 anos mais tarde, o Concelho de Matosinhos concedeu-lhe a Medalha de Honra e Título de Cidadão Honorário de Matosinhos.
A sua longa ligação à Universidade do Porto permitiu-lhe contactar com várias gerações de alunos, o que considerava um enorme privilégio. Sempre considerou que os jovens deviam ser ouvidos, incentivados e estimulados a pensar. Algo que ele nunca nos deixava esquecer. O elevado grau de exigência que ele impunha tanto aos seus alunos e colaboradores estendia-se a ele próprio. O trabalho com brio e responsabilidade era para ele fundamental, qualquer que fosse a profissão.
Publicou 1992 o livro “Geometria Descritiva – Método do Monge” editado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta obra, já na 6º Edição, continua a ser utilizada em várias universidades como método de ensino.
Morreu em 2011, aos 92 anos, mas o seu legado ficou para a posteridade.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​