13 projetos de Engenharia que combatem a Covid-19

Ao longo de 2020 houve centenas de engenheiros que reinventaram, inovaram e encontraram soluções para prevenir, diagnosticar e combater a COVID-19. Hoje apresentamos 13 projetos de Engenharia que se destacaram no combate à covid-19.

= Tem um projecto de engenharia que está a combater a covid-19? Envie-nos a informação para info@oern.pt. =
 

1. PNEUMA

Uma equipa de engenheiros e médicos, liderada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desenvolveu o PNEUMA, um ventilador alternativo com um balão autoinsuflável, de baixo custo e fácil montagem, para apoiar os hospitais portugueses no âmbito do novo coronavírus.

2. ATENA

No CEiiA, onde geralmente se desenham carros, satélites, peças para aviões, trotinetes e bicicletas, nasceu o Atena, um ventilador mecânico invasivo destinado ao uso em unidades de cuidados intensivos, concebido para salvar a vida de quem entra em falência respiratória aguda. Foi criado pela 4Life, uma comunidade de âmbito nacional que envolve universidades, mecenas e médicos de hospitais públicos e privados de Norte a Sul do país.

3. SYSVENT OM1

A Ordem dos Médicos e a SYSADVANCE aliaram-se durante a pandemia para desenvolver um ventilador com requisitos para ser utilizado em cuidados intensivos. O equipamento, batizado como SYSVENT OM1, já está certificado e é o primeiro desenvolvido no nosso país a conseguir a marca CE. A certificação do ventilador aconteceu através do Organismo Notificado, SGS Bélgica.

4. VISEIRAS ISEP, FEUP, ESE, INEGI

Várias escolas do Politécnico do Porto responderam ao difícil desafio durante a primeira vaga da pandemia e produziram viseiras de proteção integral para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), entre elas estão o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e a Escola Superior de Educação (ESE), que se desdobraram esforços para produzir os materiais que os hospitais mais precisavam.  Também a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) desenvolveram um protótipo de viseiras de proteção para os profissionais de saúde e a recolher acetatos que serão utilizados nestes equipamentos.

5. MOxAd-Tech

As máscaras MOxAd-Tech que inativam 99% do vírus SARS-CoV-2 são um produto inovador que resulta do cruzamento de valências tecnológicas e de engenharia. O epartamento de inovação Ad-tech, da empresa Adalberto começou em março de 2020 a desenvolver máscaras têxteis que tivessem, pelo menos, as mesmas características de segurança das FFP2. Depois de passar nos testes da Universidade do Minho e do Citeve, a confirmação da eficácia desta máscara chegou do Instituto de Medicina Nuclear.

6. STAYAWAY COVID

A app StayAway Covid, desenvolvida no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) pretende identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com Covid-19. A aplicação permite, de forma simples, segura e privada, que cada utilizador seja informado sobre exposições de risco à doença através da monitorização de contactos recentes.  Descubra as aplicações de rastreio utilizadas na Europa aqui

 

7. PSICOVIDA

A Psicovida é uma aplicação móvel gratuita, cuja principal missão é apoiar a comunidade nacional durante a pandemia causada pela COVID-19, assegurando o acesso equitativo a intervenção psicológica em crise. Esta aplicação é uma parceria entre colaboradores da empresa OutSystems, a APsi-UMinho e investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Departamento de Informática da Universidade do Minho.

8. TECNICOV

O projeto TecniCOV integra o ISEP, a empresa INOVA+, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra. As equipas produzem diferentes tipologias de testes rápidos, com resultados até 30 minutos, e com um custo entre dois a seis euros.

9. BIOSSENSOR PARA DETEÇÃO RÁPIDA DA SARS-COVD-2 

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem em fase adiantada a criação de um biossensor para deteção rápida do SARS-CoV 2, concebido a partir da tecnologia utilizada para a identificação do DNA das castas dos vinhos. Trata-se de uma tecnologia que faz parte de uma patente internacional, desenvolvida no âmbito do WineBioCode e da Plataforma INNOVINE & WINE, recentemente registada pela UTAD.

10. SISTEMA DE DIAGNÓSTICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR

Um grupo de engenheiros do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, em colaboração com médicos radiologistas, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) e da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) desenvolveu um sistema de diagnóstico assistido por computador, que identifica características radiológicas da COVID-19 em imagens de raio-X torácico.

 

11. SENSECOR 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) em copromoção com a Wavecom, desenvolveram uma ferramenta de rastreio precoce para detetar o vírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19. O projeto, denominado “Sensecor”, pretende facilitar a descentralização do rastreio do vírus em pacientes sintomáticos e posterior centralização de dados de monitorização epidemiológica da infeção, nas unidades de saúde competentes e autorizadas.

12. RADAR

O Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) desenvolveu, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), um sistema robotizado para desinfeção de superfícies contaminadas com COVID-19. O Robô Autónomo para Desinfeção em Ambiente hospitalar (RADAR).

13. ATMICROPROTECT 

O projeto ATMicroprotect, liderado pela BLC3, em colaboração com Universidade do Minho – Oficial, FFUC – Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, é reconhecido e provado cientificamente como uma tecnologia inovadora e única a nível internacional capaz de inativar 99,97 por cento das partículas de vírus Sars-CoV-2 no ar.

Há Engenharia e engenheiros que combatem a Covid-19.
Há Engenharia em tudo o que há.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​