4ª Sessão técnica de civil analisa sustentabilidade do ambiente construído

A quarta sessão técnica do ciclo “Engenheiros Civis + Digitais” organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, decorreu no passado dia 22 de março.

Esta sessão contou com as intervenções de João Poças Martins, Marco Pedroso, Vanessa Tavares, da Built CoLAB e na mesa-redonda participaram José Campos e Matos da UM/OERN, Paula Santos da OA, Luísa Magalhães da SmartWaste e José Carlos Lino da BuildingSmart Portugal

Durante toda a sessão foi analisado impacte no meio ambiente causado pela indústria da construção, o que tem levado a que se lhe exija uma maior responsabilidade em termos da sua organização e processos.

Foram expostos conceitos associados a uma Economia Circular (EC), o contexto regulamentar (nacional e europeu) e o papel relevante da digitalização como facilitador da transição. Será possível compreender os princípios da EC e como estes deverão ser integrados ao longo do ciclo de vida das construções (conceção, construção, operação e fim de vida) pelos diferentes intervenientes ao longo da cadeia de valor. Foi também apresentado o conceito de dupla transição (ecológica e digital).

A sessão abertura esteve a cargo da coordenadora do Colégio Engenharia Civil – Norte, Teresa Braga Barbosa.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​