A OERN associa-se à campanha “Encerrar Lixeira para proteger os Oceanos”

A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) e o Colégio de Engenharia do Ambiente – Região Norte associam-se à campanha “Encerrar Lixeiras para proteger os Oceanos”, organizada pelo Grupo dos Jovens Profissionais da ISWA (ISWA Young Professionals Group) do International Solid Waste Association, que a nível nacional é promovida pela sua delegação portuguesa, o APESB YPG (grupo de jovens profissionais da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental para os resíduos). Para além do apoio da OERN, esta campanha conta também com o apoio da LIPOR, Universidade do Porto, Ecodeal, ERP, OVO Solutions e do Ministério do Ambiente e Transição Energética.
As lixeiras estão a poluir o oceano
Muitas cidades e aldeias, em vários locais do mundo, não têm sistemas para a gestão dos seus resíduos, criando lixeiras próximas de rios, mares ou oceanos. Com a ação do vento, a erosão e/ou inundações, os resíduos seguem pelos cursos de água e chegam até nós. Nas nossas praias, encontramos plásticos que vêm de lixeiras no Sudoeste Asiático.
A ISWA – Associação Internacional para a Gestão de Resíduos, identificou as 50 lixeiras mais poluentes do mundo, sendo que 38 destas ameaçam diretamente áreas marinhas ou zonas costeiras.
Qual a solução da ISWA?
A solução envolve apoiar as autoridades locais por forma a substituir as lixeiras por práticas de gestão de resíduos e de instalações seguras, adequadas às condições locais. A ISWA tem membros e uma rede de contactos nos países onde as lixeiras identificadas estão instaladas tendo desenvolvido um roteiro para encerrá-las.
Por isso, para angariar fundos para encerrar uma lixeira e aumentar a sensibilização sobre este problema global, partilhe esta campanha com seus colegas, amigos, familiares, contribua para a crowdfunding no Indigogo aqui. 
Participe.
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​