Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - “A parte regulada (do mercado) diz respeito a cerca de 17% das receitas”

“A parte regulada (do mercado) diz respeito a cerca de 17% das receitas”

25 Junho, 2021

“Mercado Ibérico de Eletricidade” foi o tema abordado na sessão técnica que decorreu no passado dia 22 de junho, organizada pelo Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Norte.

 

 

Ribeiro Fernandes, Coordenador do Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Norte, foi o anfitrião desta sessão referindo a importância do tema na medida em que “nós engenheiros, por vezes achamos que somos só técnicos e descoramos dos assuntos de comercialização”.

Vitor Baptista, orador convidado, apresentou o tema lembrando que “na constituição do mercado elétrico há grandes grupos, e em termos de organização do sistema elétrico nacional temos a produção, o transporte, a distribuição, a comercialização e depois os clientes”.

Mencionou também que “o total das receitas de mercado elétrico em 2020 foram cerca de 6 500 milhões de euros. A parte regulada, que é o transporte e a distribuição, diz respeito a cerca de 17% das receitas. Portanto onde pode haver competição é a nível da produção e da oferta (comercializadores) ”. Assim sendo, “tendo em conta as imperfeições do mercado o melhor que se pode obter é uma concorrência praticável”.

Também durante a apresentação os participantes viram respondidas todas as questões colocadas.

 

Reveja a sessão aqui