Conferência no ISEP junta projeto “Há Engenharia em mim®” e o Parlamento Europeu 

No próximo dia 10 de abril a OERN e o Parlamento Europeu organizam uma conferência sob o tema “A Europa é Engenharia nas minhas mãos”. Este evento integra um debate em formato mesa redonda e a atividade do “Há Engenharia em Mim®” com alunos.

Sob o tema “A Europa é Engenharia nas minhas mãos” este evento integra uma mesa redonda e uma atividade do “Há Engenharia em Mim®” durante o dia 10 abril no ISEP.

Local: Auditório G201 – ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto)

PROGRAMA

9h00 | Sessão de Abertura
Maria João Viamonte, Presidente do ISEP
Bento Aires, Presidente da OERN

9h30 | Mesa Redonda
Isabel Baltazar,
Coordenadora Cientifica das Escola Embaixadora do Parlamento Europeu
Joana Vieira, Diretora da Colégio de Lamas
Vladimiro Feliz, Diretor CEiiA
José Manuel Fernandes, Eurodeputado e Engenheiro
Carlos Felgueiras, Professor no Ensino Superior Politécnico
Paulo Silva, Doutorando ISEP/ Universidade de Salamanca

Moderadora: Nídia de Sá Caetano, Presidente do Conselho Fiscal da OERN

11h00 Coffee Break

11h30 | Atividade “Há Engenharia em Mim®”

13h00 | Encerramento
Bento Aires, Presidente da OERN

O projeto “Há Engenharia em Mim®” visa estimular e (re)descobrir nas crianças e jovens do ensino básico e secundário, o estímulo e o sentido prático pela Engenharia, numa vertente lúdico-pedagógica “hands on”, que tem por base uma ferramenta de aprendizagem STEAM. Através desta nova ferramenta criativa, praticam o pensamento crítico, análise de dados e desenvolvem protótipos que resolvem problemas complexos com relevância para o mundo real.

A atividade propõe trabalhar processos simples, mas fundamentais da Engenharia, conquistando não só o interesse e a motivação dos alunos pelas ciências exatas bem como o desenvolvimento e ampliação dos seus conhecimentos, visando a observação, participação e contribuição de uma forma proactiva nas questões da vivência e convivência no quotidiano. Nesta experiência STEAM, a interação alia competências de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, pretendendo fomentar o interesse pela matemática e pela física, bem como espoletar nos jovens conhecimentos práticos em engenharia através da construção de protótipos, aliando raciocínio lógico-abstrato ao saber-fazer.

O programa contemplará sessões informativas e práticas, onde várias temáticas serão abordadas, como a educação no futuro, ensino/aprendizagem na motivação para as ciências exatas, a escola versus profissão, o uso de tecnologias robotizadas e digitais, bem como, sessão lúdico-pedagógica ‘hands on’ de descoberta da Engenharia (ferramenta de aprendizagem STEAM).

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​