Ana Cláudia Teodoro coordena investigação de 4,5 milhões de euros

Ana Claudia Teodoro, membro do conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte coordena um projeto que irá estudar o impacto da exploração mineira no solo e água, usando técnicas não invasivas de exploração da Terra.

Ana Cláudia Teodoro, e investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), esclarece que este trabalho “vai explorar a interface entre a água e a terra em termos de prospeção”. O projeto vai recorrer a técnicas não invasivas de observação da Terra a partir do espaço, nomeadamente, satélites, drones e outras tecnologias geoespaciais.

No âmbito do projeto está já prevista uma “primeira paragem para trabalho de campo” nas Rias Baixas, na Galiza (Espanha), onde os investigadores vão tentar perceber a transição entre o meio terrestre e marinho.

Esta transição é um dos “principais desafios” do trabalho que irá abranger todas as fases do ciclo de vida da mineração, a nível da exploração de matérias-primas “críticas”, como o cobalto, cobre e níquel. “Ao serviço dos investigadores estarão veículos autónomos submarinos, diversos equipamentos e novos sensores hiperespectrais”, salienta a FCUP.

Financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, o projecto, intitulado S34I, arranca em Janeiro de 2023 e decorre até 2025, ano em que os investigadores deverão ter concluídas “um conjunto de recomendações, informações e soluções destinadas à indústria mineira com impacto na sustentabilidade”.

“Queremos contribuir para uma transição verde, mas também para apoiar a aceitação social da mineração e para uma melhor legislação”, acrescenta a engenheira Ana Claudia Teodoro.

Os resultados da investigação serão “validados” em diferentes locais, bem como em diferentes fases do ciclo de vida da mineração, nomeadamente, “prospeção em terra em Espanha, prospeção costeira na costa atlântica da Península Ibérica, fase de extração na Áustria e fase de encerramento e pós-encerramento na Finlândia e na Alemanha”.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​