OERN leva Engenharia até às escolas do ensino básico e secundário do Norte

O programa “Há Engenharia em Mim” vai percorrer as escolas do básico e secundário da zona Norte e tem como objetivo despertar o interesse dos mais novos para a Engenharia. O projeto arrancou na Escola Abade de Baçal, em Bragança.

A Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) deu início em Bragança ao programa pedagógico “Há Engenharia em Mim”, no passado dia 4 de novembro, na Escola Abade de Baçal, Bragança.

Este programa, especialmente pensado pela OERN, propõe-se levar às escolas do Norte do país, em particular ao ensino básico e secundário, processos simples, mas fundamentais da Engenharia com o objetivo primordial de despertar o interesse e a motivação dos alunos pelas ciências exatas, bem como o desenvolvimento e ampliação dos seus conhecimentos. 

Com este programa, a OERN pretende estimular o sentido prático pela Engenharia, numa vertente lúdico-pedagógica ‘hands on’, tendo por base uma ferramenta de aprendizagem STEAM.

Nesta primeira ação Bento Aires, Presidente da OERN, salientou a importância destes profissionais para o país. “Temos desafios enormes na execução dos fundos comunitários e não há Engenheiros das áreas mais tradicionais, mecânica, eletrotécnica, civil, para conseguir responder às necessidades do país. Por outro lado a agricultura precisa cada vez mais de ser profissionalizada, as florestas também e não temos estudantes de Engenharia nas áreas”.

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, também esteve presente neste ação e destacou a importância destes engenheiros na região e a taxa de empregabilidade. “A taxa de empregabilidade destas engenharias ligadas a estes sectores é praticamente 100%, o que significa que há de facto falta de engenheiros”, afirmou.

O programa “Há Engenharia em Mim” vai continuar durante todo o ano de 2023, e as escolas interessadas em receber este programa podem contactar o serviços da OERN.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​