Artigo Técnico por Frederico Barros Lopes

O setor da água encontra-se numa rápida Transformação Digital, impulsionada pelo aparecimento de novas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data. Estas tecnologias estão a oferecer às empresas da indústria da água oportunidades sem precedentes para otimizar as operações e aprimorar a prestação de serviços. O objetivo deste documento é proporcionar uma visão abrangente da Transformação Digital no setor da água, focando o estado atual, perspetivas potenciais, desafios e oportunidades.

RESUMO

Este artigo é o resultado da conjugação entre o trabalho académico que tem sido desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Sistemas (PDEIS) da Universidade do Minho, orientado pelo Professor Paulo Araújo Sampaio e pela Professora Paula Varandas Ferreira, e a minha experiência no contexto empresarial da Águas do Norte. Este artigo reflete a combinação entre a investigação teórica e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o meu percurso académico, destacando a relevância desta interligação na abordagem de questões específicas no ambiente empresarial.

O setor da água encontra-se numa rápida Transformação Digital, impulsionada pelo aparecimento de novas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Big Data. Estas tecnologias estão a oferecer às empresas da indústria da água oportunidades sem precedentes para otimizar as operações e aprimorar a prestação de serviços [1]. O objetivo deste documento é proporcionar uma visão abrangente da Transformação Digital no setor da água, focando o estado atual, perspetivas potenciais, desafios e oportunidades. Não restam dúvidas de que a era digital já chegou, e um cenário digital em constante evolução está a alterar as organizações de serviços públicos de infraestruturas essenciais em direção à Transformação Digital [2]. Esta transformação é inevitável, uma vez que os serviços enfrentam agora novos riscos decorrentes do aumento da procura, da escassez de água, da qualidade da água e da segurança hídrica [3]. A adoção de tecnologias digitais tornar-se-á crucial para fornecer serviços aprimorados, mais fiáveis, seguros, eficientes e rentáveis [4]. As empresas de água que adotem a Transformação Digital podem alcançar benefícios significativos e posicionar-se para o sucesso num mundo cada vez mais digital. Contudo, para alcançar esse sucesso, as empresas do setor devem adotar uma abordagem estratégica de implementação que considere os desafios únicos do setor. A digitalização e os seus impactos no desempenho estão intrinsecamente ligados à maturidade digital [5]. O exame do estado atual da Transformação Digital no setor da água e a identificação dos desafios enfrentados pelas empresas de água na implementação de estratégias de Transformação Digital constituem o ponto de partida. Adicionalmente a esta discussão, serão também abordados os fatores essenciais que contribuem para o sucesso das empresas de água interessadas em adotar estratégias de Transformação Digital.
Torna-se essencial iniciar a jornada digital, motivar os colaboradores, aprimorar a cultura digital e fomentar a aceitação de novos processos em todos os níveis [6]. Ao adotar uma abordagem estratégica para a Transformação Digital e aproveitar as tecnologias emergentes, as empresas podem ultrapassar desafios e colher benefícios substanciais [7]. As empresas do setor da água não são exceção, como se tenta demonstrar pelo caso de estudo a ser apresentado, que oferece um exemplo concreto dos benefícios da Transformação Digital, realçando a importância das empresas adotarem tecnologias emergentes para atender às necessidades em constante evolução de todas as partes interessadas e alcançar o sucesso num mundo cada vez mais digital.
Por fim, será apresentado um caso de estudo que destaca um sistema operacional inteligente implementado pela empresa Águas do Norte. Este sistema realça as vantagens da utilização de análises avançadas e aprendizagem automática para melhorar a monitorização e resposta em tempo real a eventos cruciais, como problemas de qualidade da água, perdas e avarias nos equipamentos. Pretende-se com o caso de estudo revelar alguns dos benefícios tangíveis e intangíveis derivados da Transformação Digital.

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