[Áudio] “Conversas de Engenharia” sobre o futuro da mobilidade

Já está disponível a nova edição do programa “Há conversas de Engenharia” na Universidade FM, em Vila Real

No dia 25 de janeiro o convidado da décima edição foi Adriano Sousa, Engenheiro Civil que abordou o tema “Mobilidade Urbana”.

Na mesma sessão também participou o Delegado Distrital de Vila Real, José Carlos Pinto e o Dinamizador Temático, na área da Engenharia e da Sociedade, José Filipe Monteiro.

José Carlos Pinto falou de como a sessão ia abordar uma parte mais específica do tema, ao nível da perspectiva distrital, das vilas e cidades de Vila Real. Falar de Mobilidade Urbana implica, segundo o Delegado, falar de planeamento de território, reabilitação urbana, desenho e regulação da via pública, rede de transportes públicos, smart cities, entre outros.

Adriano Sousa referiu a mobilidade urbana como um tema de difícil abordagem, pois “os tempos mudam, as cidades mudam, mas o tráfego só piora”, devido ao elevado número de elementos e pessoas que constituem o espaço urbano. Para “resolver o problema da mobilidade urbana” é necessária uma mudança de hábitos e comportamentos para criar alternativas ao elevado peso do automóvel no espaço urbano através de, por exemplo, a melhoria dos transportes públicos.

Sobre o programa “Há Conversas de Engenharia”

O programa “Há Conversas de Engenharia” é uma iniciativa da Delegação Distrital de Vila Real em parceria com a Rádio Universidade que tem como objetivo principal aproximar a Engenharia da sociedade civil.

Esteja atento e sintonize 104.3.


Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​