Carlos Moreira da Silva distinguido com o Prémio Carreira FEUP 2021

Carlos Moreira da Silva, membro da Ordem dos Engenheiros e ex-presidente da BA GLASS acaba de ser distinguido com o Prémio Carreira FEUP 2021 durante a cerimónia anual do Conferment Day da FEUP.

O engenheiro, ex-presidente da BA GLASS, empresa em que se destacou sobretudo na liderança do management buy out em 2004, é o vencedor do Prémio Carreira FEUP 2021. O galardão, tem por objetivo reconhecer a excelência do percurso dos diplomados da faculdade que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade, contribuindo assim para a consolidação da imagem da FEUP enquanto escola de referência na área da Engenharia.

Membro dos Conselhos de Administração da Efanor e da Sonae SGPS, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Sonae Indústria SGPS, e membro do Conselho de Administração da Sonae Capital SGPS, SA., Carlos Moreira da Silva é membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e Presidente do Conselho de Administração da Cerealis, SGPS, SA.

Carlos Moreira da Silva sucede a João Serrenho (2020), António Segadães Madeira Tavares (2019) e Luís Valente de Oliveira (2018) na lista de vencedores do Prémio Carreira FEUP.

Sobre Carlos Moreira da Silva

Carlos Moreira da Silva licenciou-se em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e doutorou-se em Industrial Management na Universidade de Warwick (UK).

O seu percurso profissional começou na Universidade do Porto, onde em 1973 foi admitido como monitor, tendo chegado a Professor Auxiliar, função que abandonou em 1986 para se dedicar a um percurso executivo. Desde 2007 é Professor Catedrático convidado da FEUP.

Em 1986 foi nomeado administrador executivo da EDP e em 1988 integrou o Conselho de Administração da Sonae, o maior grupo industrial português, onde foi responsável pelo lançamento do jornal “Público”.

Anos mais tarde, assume a presidência da Sonae Indústria e lidera em 1995 a integração da Tafisa. Em 1996, foi encarregue de liderar a nova sub-holding de Retalho Especializado, onde promoveu o lançamento das cadeias de lojas Sport Zone e Vobis.

Entre 2003 e 2005, desempenhou a função de CEO da Sonae Indústria, liderando a sua reestruturação. Membro do Conselho de Administração do Banco BPI de 2006 a 2017, foi ainda presidente da La Seda de Barcelona e entre 2010 e 2014.

Ao longo do tempo, Carlos Moreira da Silva tem-se envolvido na organização de diversas organizações de interface Universidade-Empresas, participando nos núcleos promotores da APGEI, do BIC (Business Innovation Centre) do INEGI, da Escola de Negócios do Porto (hoje PBS).

Fonte: Notícias UP
Imagem: UP

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​