[Cdots Biosensing] Há testes rápidos para a deteção da Covid-19

Há Engenharia na tecnologia inovadora que permite detetar a presença do vírus de forma rápida, no máximo até duas horas, e a baixo custo.

 
Os testes de diagnóstico são essenciais para conter COVID-19. Com este intuito foi criado o projeto Cdots Biosensing COVID-19, que tem como foco desenvolver um biossensor rápido e de baixo custo para detetar a presença de coronavírus em amostras biológicas.
Este sistema portátil permite detetar o novo coronavírus em, aproximadamente, 20 minutos (desde a recolha da amostra à deteção), é mais barato que os testes com recurso ao PCR (Polymerase Chain Reaction) e não requer o envolvimento de pessoal especializado.
Parte do desenvolvimento deste protótipo foi feito pelas entidades académicas e a validação do teste nos Centros Hospitalares.
Cdots Biosensing COVID19 é um consórcio de várias universidades e institutos de investigação, nomeadamente a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE), o Politécnico do Porto – Escola Superior de Engenharia (ISEP), o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e o Centro de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.
 
Descubra mais sobre projetos de Engenharia dedicados ao combate da Covid-19 aqui
 
Fonte: Notícias ISEP

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​