Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Certificação de Serviços de Ecossistema em debate na OERN

Certificação de Serviços de Ecossistema em debate na OERN

Colégio Florestal 5 Julho, 2021

“Certificação de Serviços de Ecossistema da 2BForest – Caso de Arouca” foi o tema escolhido pelo Colégio de Engenharia Florestal – Norte, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, para a sessão técnica que decorreu no passado dia 1 julho.

 

 

A oradora Susana Brígido abordou vários pontos do projeto, como a certificação de serviços de ecossistemas, projeto piloto de Arouca, modelo económico, entre outros.

Mencionou também que neste projeto de certificação “os serviços que são reconhecidos pela norma têm a ver com o carbono, a biodiversidade, os serviços hídricos, a conservação dos solos e os serviços recreativos, que são os que normalmente falamos”.

Pedro Quaresma falou-nos da teoria da mudança deste projeto “que envolve uma mudança de gestão”. Referiu também que “o que se pretende no final é que há um impacto positivo, quer seja no carbono, seja na biodiversidade, seja na parte recreativa e turística”.

Maria Emília Moreira da Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, foi a anfitriã desta sessão e na sua intervenção inicial referiu que “o tema a abordar nesta sessão foca-se em dois aspetos muito importantes, por um lado a certificação, por outro lado os serviços do ecossistema. São dois aspetos ligados à floresta do futuro”.

Silvino de Sousa, Colégio de Engenharia Florestal OERN, foi o moderador desta sessão. No final das apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de ver respondidas as suas questões.

 

Reveja a sessão aqui