[ClimateLaunchpad] Projeto português é um dos vencedores da final europeia

A final europeia da maior competição cleantech do mundo aconteceu no passado dia 28 de setembro. O projeto português Mudatuga foi um dos vencedores.

 
A Mudatuga, startup de educação ambiental para promoção da compostagem doméstica e comunitária, foi distinguida na final Europeia do ClimateLaunchpad, a maior competição cleantech do mundo. Maria João Teles Brochado Correia, Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte fez parte do júri desta Final Regional Europeia.
O projeto português venceu o terceiro lugar da competição e foi o eleito vencedor na categoria Urban Solutions. Além disso, a Mudatuga conquistou as preferências da audiência ao receber o prémio do público. A Mudatuga é, assim, uma das 14 equipas europeias que vai à final internacional do ClimateLaunchpad, que decorre no dia 28 e 29 de outubro.
A Mudatuga é uma startup que oferece soluções de compostagem doméstica e comunitária e serviços de sensibilização para a gestão de biorresíduos. No último ano, transformaram mais de 2 mil pessoas em ninjas de compostagem. Atualmente, estão a criar o próprio compostor Bokashi para democratizar o tratamento de biorresíduos, independentemente do espaço disponível. Para tal, vão contar com um período de incubação na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto para desenvolvimento do material e do protótipo.
O ClimateLaunchpad faz parte das ofertas de Empreendedorismo do EIT Climate-KIC, um órgão da União Europeia que trabalha para acelerar a transição para uma sociedade com carbono zero e resiliente ao clima.
Em Portugal, o ClimateLaunchpad é organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, LIPOR, Pacto Português para os Plásticos e Smart Waste Portugal, com o apoio da Ordem dos Engenheiros – Região Norte. Em território nacional, já decorreram seis edições da competição que já apoiou 64 equipas e recebeu mais de 115 candidaturas. Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​