[Com vídeo] Houve sessão técnica de análise de imagens Sentinel 2

Com uma vastíssima afluência, a Delegação Distrital de Vila Real em conjunto com o Colégio de Engenharia Florestal – Norte organizou mais uma sessão técnica online, desta vez sobre o processamento e análise de imagens Sentinel 2.

 
Coube a José Carlos Pinto, Delegado Distrital de Vila Real, iniciar a sessão que “decorre da dinamização temática que a delegação tem vindo a desenvolver” e revela também “a nossa de cooperação com a UTAD e com os Colégios da Ordem”.
José Aranha, professor da UTAD e licenciado em Engenharia Florestal, orador deste seminário desmistificou o processo de análise de imagens Sentinel 2 recorrendo aos softwares QGIS e SNAP.
Ao longo da sua intervenção apresentou um conjunto de rotinas simples de processamento de imagens Sentinel 2 (VIS NIR), de manipulação de vetores em ambiente SIG e de interligação da Deteção Remota com os Sistemas de Informação Geográfica, exemplificando todo o processo.
Para isso utilizou uma área de estudo que integra várias componentes do espaço rural como a agricultura, floresta e zonas de mato, bem como aglomerados populacionais dispersos.
Paulo Bessa, coordenador do Colégio de Engenharia Florestal – Norte e Silvino Sousa Vogal do mesmo Colégio apresentaram também algumas considerações sobre o tema e geriram a enorme afluência de perguntas dos participantes. Ambos realçaram a importância desta metodologia na área da Engenharia Florestal e Paulo Bessa destacou ainda o facto de “hoje termos uma facilidade de acesso à informação geográfica gratuita”.
 

Download da Apresentação AQUI

Reveja a sessão aqui

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​