Cooperação territorial Galiza – Norte de Portugal em análise em Viana do Castelo

A próxima sessão do “Engenharia às Sextas” decorre no próximo dia 29 de setembro na D.D. Viana do Castelo, desta vez para analisar e discutir as linhas de ação estratégica a adotar no quadro da cooperação transfronteiriça e regional do eixo Galiza – Norte de Portugal.

A proximidade geográfica, económica, cultural e linguística entre o Norte de Portugal e a região autónoma da Galiza, assume-se como fator determinante e potenciador da necessidade de estabelecimento de laços de cooperação entre estas regiões.

O incremento dos instrumentos de cooperação, em especial nos últimos anos, constitui um elemento significativo para desenvolvimento regional, sendo, nesta medida, fundamental a planificação e concretização de um caminho estratégico para o futuro deste relacionamento transfronteiriço, capaz de alavancar e potenciar de forma ainda mais assertiva e sustentável o progresso das comunidades destas duas regiões, sendo disso exemplo a implementação do “Plano de Investimentos Conjuntos da Euro Região Galiza-Norte de Portugal 2014-2020”.

É neste contexto que o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal se consubstancia como um organismo centrado na promoção e valorização da competitividade do tecido empresarial, na racionalização de equipamentos básicos transfronteiriços e no aumento da coesão social e institucional desta Euro Região.

Propõe-se, assim, abordar aquilo que são as premissas, prioridades e alinhamentos estratégicos para um horizonte futuro no quadro da cooperação inter-regional essencial para o seu desenvolvimento.

Orador: Nuno Almeida

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, exerce atualmente o cargo de Diretor no Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.

Pertence também ao quadro superior da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte desde 1987, destaca-se, ainda, no seu percurso profissional o exercício de vários cargos e funções, de entre os quais se releva: Subdiretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal; Chefe de Divisão da Unidade para a Cooperação Estratégica da CCDRN; Chefe de Projeto do Eixo n.º 3 do Programa Operacional da Região do Norte; Secretário-Geral da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas; Coordenador executivo do Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel e Funções chefe de gabinete, adjunto e assessor em vários gabinetes ministeriais nos XIII, XIV, XIX e XXI Governos Constitucionais.

Produtor convidado: Paulo Damásio – Casa da Senra

Este vinho é produzido desde o século XVII, estando hoje na 10ª geração da família. É um vinho típico da casta Loureiro de intenso aroma frutado, com sabores tropicais de maracujá e pêssego e com um ligeiro “pico” que produz uma sensação suave e elegante, deixando um final de boca fresco e longo. Casta: Loureiro (100%); Teor Alcoólico: 12,5%.  Harmonizações: Sushi, marisco, pratos de peixes, saladas e pratos leves de carnes brancas. 

Prémios : Concurso Os Melhores Verdes 2023 – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – Medalha de Ouro; Concurso Cidades do Vinho 2023 – Medalha de Ouro; Concurso Vinhos de Portugal 2023 – ViniPortugal – Medalha de Prata; Concurso Seleção do Ano 2023 Vinhos Verdes da Ordem dos Engenheiros

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​