Delegação de Viana do Castelo debate risco sísmico do distrito

Dia 21 de abril, às 18h00, há mais uma sessão das conversas de “Engenharia às sextas” promovido pela Delegação Distrital de Viana do Castelo.

A Delegação Distrital de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros convida para esta conferência do “Engenharia às sextas”, Humberto Varum, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para nos falar sobre “Risco Sísmico do distrito de Viana do Castelo”. Para moderar esta conversa estará Teresa Braga Barbosa, Coordenadora do Colégio de Engenharia Civil – Norte.

Este é um ciclo de conversas continua a decorrer mensalmente, sempre à sexta-feira, desafiando as diferentes especialidades de Engenharia a partilhar conhecimento, experiência e alguns conselhos de interesse geral.

Produtor presente nesta sessão: António Pereira – “Encostas do Vade”

Sobre Humberto Varum

É Presidente da Direção do Instituto da Construção (IC) da Universidade do Porto e Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros. Foi Perito Nacional Destacado no laboratório ELSA (European Laboratory for Structural Assessment), do JRC (Joint Research Centre), da Comissão Europeia, em Itália, no período de julho de 2009 a agosto de 2010. É membro do Comité Nacional do ICOMOS (Council on Monuments and Sites) desde 2009 e Expert Member do ISCEAH (International Scientific Committee of Earthen Architectural Heritage) desde 2011. Integra, desde 2018, a Academia de Ingeniería de México. Os principais interesses de investigação de Humberto Varum incluem a avaliação, reabilitação e reforço sísmico de estruturas, e reabilitação e reforço sísmico de construções históricas. Do percurso do docente e investigador da FEUP destaca-se ainda a participação em várias missões de reconhecimento pós-sismo, nomeadamente em L’Aquila (Itália, 2009), Lorca (Espanha, 2011), Emília-Romanha (Itália, 2012), Gorkha (Nepal, 2015) e Puebla (México, 2017).

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​