Documentos técnicos para engenheiros informáticos

O Colégio de Engenharia Informática – Norte partilha um conjunto de documentos técnicos úteis para os seus membros.

Cybersecurity Incident & Vulnerability Response Playbooks

Este documento apresenta dois manuais: um para resposta a incidentes e outro para resposta a vulnerabilidades.

Esses manuais fornecem às agências do FCEB (Federal Civilian Executive Branch) um conjunto padrão de procedimentos para identificar, coordenar, remediar, recuperar e rastrear mitigações bem-sucedidas de incidentes e vulnerabilidades que afetam sistemas, dados e redes.

Threat Landscape Report – SEC     

Durante o primeiro semestre de 2022, foram identificadas um número significativo de ameaças cibernéticas que representaram um alto risco para entidades públicas e privadas, que foram afetadas em menor ou maior grau pela exploração de vulnerabilidades críticas, ataques cibernéticos de ransomware, distribuição de malware destrutivo ou violações de dados.

Relatório Cibersegurança em Portugal – Riscos e Conflitos

A edição de 2022 do Relatório Cibersegurança em Portugal – Riscos e Conflitos analisa os principais incidentes de cibersegurança e indicadores de cibercrime, bem como os agentes de ameaça, no ciberespaço de interesse nacional e as grandes tendências nacionais e internacionais. Esta análise reporta sobretudo ao ano anterior, mas tem em consideração os acontecimentos mais importantes do ano presente e as tendências para o futuro.

O documento divide-se em dois grandes capítulos: no primeiro, apresentam-se os dados sobre os incidentes de cibersegurança e os indicadores de cibercrimes ocorridos em 2021 no ciberespaço de interesse nacional; e, no segundo, conjetura-se acerca dos principais agentes de ameaça e tendências que se destacam a partir dos dados apresentados e dos contributos dos vários parceiros.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​