Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - EcoReab – A Terra – 2ª Sessão

EcoReab – A Terra – 2ª Sessão

Evento 3 Julho, 2019

A segunda sessão do projecto EcoReab é já nos dias  13 e 14 de Julho, com o tema EcoReab – a terra.

Uma formação dedicada à Terra como material de construção, sustentável e ecológico. Presente na construção no passado e capaz de competir com os materiais do presente com vantagens incríveis. Será dada a conhecer a terra, as suas características e técnicas de aplicação na construção, partilhar experiências e pôr a mão na terra. A oficina prática resultará na construção de uma parede de blocos de terra comprimida, blocos estes produzidos com terra local e pelos participantes da formação.

Para mais informações e inscrição 

Valor promocional para inscrições até 6 de Julho.

Sobre o EcoReab

O projecto EcoReab pretende fazer uma reflexão sobre a forma de reabilitar o nosso património construído, tendo em consideração a preservação da nossa cultura construtiva e social mas também o impacto ambiental destas acções.

Trata-se de um programa de formações com o objectivo de dar a conhecer e refletir sobre uma abordagem Sustentável e Ecológica no processo de Reabilitação de um edifício. Fortalecer e estimular a adoção de tecnologias de mínimo impacto ambiental nas construções por meio de técnicas de arquitetura que valorizem a eficiência energética e o uso de recursos e matérias-primas locais.

Através de oficinas teórico-práticas serão abordadas as diversas questões que envolvem uma intervenção sustentável e ecológica numa pré-existência.

O projecto teve inicio, no dia 15 de Junho, com a 1ª sessão denominada EcoReab – a ruína.

A 1ª sessão teve em foco o enquadramento necessário para uma primeira abordagem para um projecto de reabilitação de um edifício tradicional da região do Minho, Portugal. Com o reconhecimento das características da arquitectura tradicional local, a avaliação do edifício existente, identificação dos materiais naturais, locais, para aplicação, as questões do projecto e da obra.