“Engenharia às sextas” com António Curado

No dia 22 de março a Delegação Distrital de Viana do Castelo recebeu o orador para debater a importância do estudo do gás radão nas construções

António José Candeias Curado veio consciencializar os participantes para o problema da existência abundante do radão em zonas como o Alto Minho, que é caracterizado pela presença de diversos tipos de granitos, o que induz a presença de uma quantidade de radiação natural dentro e fora dos edifícios. O orador sublinhou a importância de medir e monitorizar a concentração deste gás no interior de edifícios, visto que um elevado teor do referido gás afeta consideravelmente a qualidade do ar.

O orador sublinhou que o gás radão não é de todo um elemento que impede a utilização permanente e exaustiva dos edifícios, no entanto a sua presença no interior dos espaços carece de análise e de uma consequente proposta de mitigação, quando necessário.

O Engenheiro António Curado lidera uma equipa que investiga, no âmbito do programa “proMetheus”, formas de minimizar a acumulação de radão nos edifícios e os seus potenciais efeitos nefastos. Esta equipa patenteou um aparelho que, sendo capaz de monitorizar em continuo a presença do gás, faz atuar automaticamente um ventilador que carrega ar fresco para dentro do compartimento, inclusive cumprindo condições de continuidade de conforto térmico. Assim, dada a regulamentação europeia aplicável, torna-se necessário dar formação aos Engenheiros, quer na área de projeto, quer na área de execução de obra e fiscalização.

Na sessão os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer os vinhedos do Solar do Louredo, das Terras de Geraz em Viana do Castelo e de degustar dois vinhos, um Loureiro e um Alvarinho, enquanto conheciam a história da quinta e da marca, pela Enóloga Rita Araújo e pelo próprio proprietário Armindo Lamas.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​