Engenharia às Sextas com António Curado

No próximo dia 22 de março, às 18 horas, a nova sessão de “Engenharia às Sextas” na Delegação Distrital de Viana do Castelo debate a importância do estudo do gás radão nas construções

Nesta sessão, o orador António José Candeias Curado vem consciencializar a sociedade civil para o problema da existência abundante do radão numa perspetiva construtiva.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer a Enóloga Rita Araújo, em representação do Produtor Armindo Lamas, da Quinta do Louredo, e participar numa prova de vinhos.

Serão apresentados dois vinhos brancos para a prova:

– Vinho Verde Vianna Loureiro: elaborado a partir de uma criteriosa seleção de uvas da casta Loureiro, VIANNA é um vinho genuíno de cor citrina, aroma floral exuberante com um toque mineral; paladar elegante, fresco e de final vibrante;
– Vinho Verde Vianna Alvarinho: Elegante e de caráter singular, que se distingue pela sua cor amarela citrina, de boa dimensão aromática a frutas exóticas e a citrinos. Na boca mostra toda a frescura da fruta, acidez equilibrada, bom volume e untuosidade.

Sobre o radão:

O radão é um gás nobre, radioativo, que tem origem na cadeia de decaimento do urânio e não pode ser detetado pelos sentidos, uma vez que é um gás incolor e inodoro. Em termos geológicos o Alto Minho pode ser caracterizado pela abundância de diversos tipos de granitos, sendo que em alguns locais, a predominância de determinados minerais uraníferos e a existências de falhas podem ser responsáveis pela presença de uma quantidade de radiação natural dentro e fora de nossas casas. Para além disso, na região do Alto Minho, a construção granítica predomina em edifícios residenciais e não residenciais, sendo intrínseca à grande generalidade do património monumental classificado (solares, igrejas e casas senhoriais).

Esta predominância de granito na construção apresenta um fator cumulativo quando consideramos a geologia da região no estudo desta problemática. Nesse sentido, é de vital importância medir e monitorizar a concentração do gás radão no interior de edifícios, visto que um elevado teor do referido gás afeta consideravelmente a qualidade do ar. Apesar das circunstâncias, o gás radão não é de todo um elemento que impede a utilização permanente e exaustiva dos edifícios, no entanto a sua presença no interior dos espaços carece de análise e de uma consequente proposta de mitigação, quando necessário.

Sobre o orador António Curado

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1997, António Curado exerceu funções de diretor de obra numa empresa de construção civil onde assegurava a gestão técnica de projetos de engenharia civil. Ainda no exercício da profissão, trabalhou de 1998 a 2001 como projetista de edifícios. Em 1999, concluiu uma pós-graduação em Construção de Edifícios na Universidade do Porto (FEUP), e em 2004 obteve o grau de Mestre pela mesma universidade, com uma tese sobre eficiência hídrica, à qual foi atribuído o “Prémio Professor Barbosa de Abreu” para a melhor tese de mestrado. Mais tarde, em 2001, iniciou a sua carreira docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), sendo atualmente professor adjunto no grupo Engenharia Civil. No domínio da eficiência energética em edifícios, formou-se em 2007 como perito em certificação de edifícios no Sistema Português de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior, da Agência para a Energia (ADENE). É também engenheiro sénior, devidamente inscrito na Ordem dos Engenheiros (OE). Em 2014, concluiu a sua tese de doutoramento sobre “Conforto térmico e eficiência energética em edifícios de habitação social reabilitada” na FEUP com distinção.

Desde 2009, é investigador no Laboratório de Física das Construções do CONSTRUCT, e desde fevereiro de 2018, é investigador integrado do proMetheus, unidade de investigação do IPVC. De outubro de 2018 a fevereiro de 2021, exerceu o cargo de Diretor da referida Unidade de Investigação, sendo atualmente membro da Direção. É atualmente o Pró-Presidente para a Sustentabilidade e Ambiente Construído do IPVC.

Para além da eficiência energética dos edifícios, investiga a qualidade do ar interior e a sustentabilidade, liderando projetos de investigação financiados e publicando em revistas científicas. É membro da comissão de revisão de revistas científicas, membro do conselho científico de conferências da sua área de especialidade e editor de números especiais de revistas científicas.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​