“Engenharia às sextas” com Gilberto Santos

No dia 23 de fevereiro, a Delegação Distrital de Viana do Castelo teve sala cheia para a sessão de “Engenharia às Sextas” onde decorreu a apresentação da obra “Contributos para o milagre económico português”

Gilberto Santos apresentou a sua mais recente obra “Contributos para o milagre económico português” onde a Engenharia desempenha um papel relevante e onde são revelados alguns critérios para um presente e futuro económicos mais estáveis em Portugal.

José Veiga Simão deu um impulso à educação. José Mariano Gago deu um impulso à ciência. Dois impulsos dignos de registo. Gilberto Santos defende neste seu trabalho, que falta ao país o impulso tecnológico, capaz de transformar conhecimento adquirido com a ciência, em conceção de produtos da indústria nascente e também em serviços de alto valor acrescentado, vendáveis no mercado mundial, através de marcas portuguesas. Defende ainda, que é imperativa a criação de uma política industrial e tecnológica, que impulsione a tecnologia. Isso proporcionaria a oferta de empregos interessantes e bem remunerados aos jovens Engenheiros, e outros portugueses, que assim estariam em Portugal a criar riqueza e não teriam de emigrar. Se for criada mais riqueza em Portugal, os portugueses poderão pagar melhor os seus impostos, os quais poderão proporcionar mais e melhores benefícios sociais. A fixação de mais gente no país, contribuiria também para ajudar a resolver o problema da natalidade em Portugal.

Nesta sessão foram também debatidos temas como o desenvolvimento digital e o impulso tecnológico, ferramentas essenciais para o ciclo económico.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de provar o vinho do produtor Francisco Alpoim desenvolver sobre o Modo de Produção Integrada e também de personalizarem os seus exemplares com um autógrafo do autor Gilberto Santos.

Veja a fotogaleria:

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​