Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Engenheira eleita Presidente da Sociedade Europeia de Biomateriais

Engenheira eleita Presidente da Sociedade Europeia de Biomateriais

Notícia 13 Outubro, 2021

Ana Paula Pêgo vai assumir a presidência da ESB durante os próximos dois anos e assume como objetivo dar maior visibilidade à área dos biomateriais.

 

 

Ana Paula Pêgo, membro da Ordem dos Engenheiros e investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente eleita por unanimidade Presidente da Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB). Durante os próximos dois anos, o objetivo é dar maior visibilidade à área dos biomateriais, que, nos últimos tempos, tem permitido um grande desenvolvimento da medicina e uma melhoria significativa da qualidade de vida do ser humano.

Eleita durante a 31ª edição da Conferência da ESB, que decorreu de 5 a 9 de setembro, Ana Paula Pêgo – que já ocupava o cargo de Secretária da ESB desde 2017 – não esconde o entusiasmo por assumir a presidência do organismo que representa e promove a melhor investigação produzida na Europa no domínio dos biomateriais.

 

Sobre Ana Paula Pêgo

Ana Paula Pêgo tem desenvolvido trabalho pioneiro na área dos biomateriais à escala nanométrica associados à regeneração e reparação de tecidos, com particular enfoque na área da regeneração nervosa. Um trabalho que lhe valeu a conquista de vários prémios nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Santa Casa Neurociências / Prémio Melo e Castro (2015) e o Prémio Albino Aroso (2016).

Em maio de 2021, foi convidada para integrar o Board of Reviewing Editors (Conselho de Editores de Revisão) da revista norte-americana Science, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo, assumindo assim a função de Embaixadora da revista na área dos biomateriais, engenharia de tecidos e entrega de fármacos.

Atualmente, faz parte de quatro Redes Europeias de Formação Inovadora Marie Curie (ITN), financiadas pela União Europeia, e lidera um projeto financiado pelo Air Force Office of Scientific Research (EUA). É também Editora Associada da revista Biomaterials (revista n.º 1 na área dos Biomateriais).

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Ana Paula Pêgo fez o doutoramento na Universidade de Twente, na Holanda, numa área em que ainda trabalha – química de polímeros e biomateriais -, desenvolvendo um projeto para preparar tubos guia para promover a regeneração de lesões do sistema nervoso periférico.

Concluído o doutoramento, seguiu-se uma curta passagem pelo Brain Institute, em Amesterdão, onde iniciou o pós-doc e começou a fazer investigação na área da terapia génica para tratamento de lesões neuronais.

A investigadora ingressou no INEB em 2003 e, em 2013, passou a líder do grupo «NanoBiomaterials for Targeted Therapies», agora integrado no i3S. É ainda membro da direção do i3S, onde lidera o pelouro de Estratégia & Criação de Valor, bem como Professora Associada do Instituto de Ciência Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

 

Fonte: Noticias UP
Imagem: I3S