Engenheiro Humberto Varum dirige revista de referência em Engenharia Civil

Humberto Varum, membro da Ordem dos Engenheiros, é o novo diretor da “Construção Magazine”, a mais importante revista técnico-científica portuguesa na área da Engenharia Civil.

 
Humberto Varum, membro da Ordem dos Engenheiros e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o novo diretor da Construção Magazine, a revista portuguesa de referência na área da Engenharia Civil.
O também presidente da Direção do Instituto da Construção (IC) da U.Porto e vice-coordenador do Instituto de I&D de Estruturas e Construção (CONSTRUCT) sucede a Eduardo Júlio, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico (IST), que assumiu a direção em 2005.
A edição 101 da Construção Magazine, em breve nas bancas, marca o início da direção de Humberto Varum e é dedicada à regulamentação de cálculo estrutural, um tema do interesse da comunidade técnica envolvida no projeto e execução de estruturas.
“A regulamentação do cálculo estrutural é um tema que me é muito caro. Reconhece-se a importância da existência de regulamentação rigorosa, abrangente e atualizada de suporte à conceção de sistemas estruturais e ao projeto e pormenorização dos elementos estruturais e das suas ligações, particularmente, para os técnicos dos gabinetes de projeto, das câmaras municipais e das empresas de construção”, avançou o engenheiro à UP.
Tendo como principais interesses de investigação a avaliação, reabilitação e reforço sísmico de estruturas e de construções históricas, Humberto Varum é membro do Comité Nacional do ICOMOS (Council on Monuments and Sites) e Expert Member do ISCEAH (International Scientific Committee of Earthen Architectural Heritage).
Para além de ter participado em várias missões de reconhecimento pós-sismo, foi igualmente Perito Nacional Destacado no laboratório ELSA (European Laboratory for Structural Assessment), do JRC (Joint Research Centre), da Comissão Europeia, em Itália, de julho de 2009 a agosto de 2010.
 
Sobre a Construção Magazine
Editada desde 2000 pela Engenho e Média, Lda, grupo Publindústria, a Construção Magazine é a revista técnico-científica de engenharia civil, de referência, em Portugal.
Cobrindo temas nas áreas de Construções, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Transportes, Urbanismo, Vias de Comunicação, Ambiente e Arquitetura, uma publicação de referência entre engenheiros civis e arquitetos, sendo reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
 
Fonte: Notícias UP

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​