Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Engenheiro Jorge Lino eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais

Engenheiro Jorge Lino eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais

Notícia 16 Julho, 2019

Fernando Jorge Lino Alves, Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, foi eleito Presidente da SPM – Sociedade Portuguesa de Materiais, pelo período 2019-2021, na Assembleia Geral da SPM que decorreu a 11 de julho, na Universidade de Aveiro. Jorge Lino, sucede assim a Paula Vilarinho, após 6 anos (3 mandatos) na presidência da SPM.

Jorge Lino é Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade de Lehigh (USA), 1997, e atualmente desenvolve a sua atividade de investigação na área do Fabrico Aditivo e Design Industrial. Publicou em co-autoria um livro sobre Fabrico Aditivo (2001), e dois sobre Materiais de Construção Mecânica (2013 e 2017).

Jorge Lino foi vogal do Colégio de Engenharia Mecânica da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, tendo integrado a lista A no triénio 2007-2010, juntamente com Carlos Neves (coordenador), e Abel Pereira (vogal). Foi Vice-Presidente do INEGI, no período de 2002 -2010, e Vice-Presidente da SPM no período 2017-2019.

É diretor da Revista “Ciência e Tecnologia dos Materiais” da SPM, desde julho de 2019, e é coordenador, juntamente com Manuel Vieira, da Divisão Técnica de Materiais Estruturais da SPM.

Com o lema “Os Materiais como Catalisadores da Inovação e Desenvolvimento em Portugal”, Jorge Lino lidera a lista que inclui nos seus três órgãos, a seguinte composição: Direção: vice-presidente: Sandra Carvalho, secretário-geral: Maria Manuela Oliveira, vogais: Luís Pereira e Jorge Coelho e Vogais-suplentes: Paula Vilarinho e Sónia Simões.  Assembleia Geral foi eleito como presidente: António Torres Marques, vice-presidente: Abílio Silva, 1º Secretário: Cristiana Alves, 2º Secretário: Ana Maria Senos. No Conselho fiscal, é presidido por Teresa Duarte, Secretário, Maria Cândida Vilarinho e Relator: Filomena Viana