Engenheiro Jorge Lino eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais

Fernando Jorge Lino Alves, Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, foi eleito Presidente da SPM – Sociedade Portuguesa de Materiais, pelo período 2019-2021, na Assembleia Geral da SPM que decorreu a 11 de julho, na Universidade de Aveiro. Jorge Lino, sucede assim a Paula Vilarinho, após 6 anos (3 mandatos) na presidência da SPM.
Jorge Lino é Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade de Lehigh (USA), 1997, e atualmente desenvolve a sua atividade de investigação na área do Fabrico Aditivo e Design Industrial. Publicou em co-autoria um livro sobre Fabrico Aditivo (2001), e dois sobre Materiais de Construção Mecânica (2013 e 2017).
Jorge Lino foi vogal do Colégio de Engenharia Mecânica da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, tendo integrado a lista A no triénio 2007-2010, juntamente com Carlos Neves (coordenador), e Abel Pereira (vogal). Foi Vice-Presidente do INEGI, no período de 2002 -2010, e Vice-Presidente da SPM no período 2017-2019.
É diretor da Revista “Ciência e Tecnologia dos Materiais” da SPM, desde julho de 2019, e é coordenador, juntamente com Manuel Vieira, da Divisão Técnica de Materiais Estruturais da SPM.
Com o lema “Os Materiais como Catalisadores da Inovação e Desenvolvimento em Portugal”, Jorge Lino lidera a lista que inclui nos seus três órgãos, a seguinte composição: Direção: vice-presidente: Sandra Carvalho, secretário-geral: Maria Manuela Oliveira, vogais: Luís Pereira e Jorge Coelho e Vogais-suplentes: Paula Vilarinho e Sónia Simões.  Assembleia Geral foi eleito como presidente: António Torres Marques, vice-presidente: Abílio Silva, 1º Secretário: Cristiana Alves, 2º Secretário: Ana Maria Senos. No Conselho fiscal, é presidido por Teresa Duarte, Secretário, Maria Cândida Vilarinho e Relator: Filomena Viana

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​