Engenheiro português distinguido pela American Dairy Science Association

F. Xavier Malcata, membro da Ordem dos Engenheiros, professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguido com o International Dairy Foods Association (IDFA) Teaching Award in Dairy Manufacturing, atribuído pela American Dairy Science Association (EUA), a maior associação técnico-científica do mundo na área dos lacticínios.

 
É a primeira vez que um português é reconhecido com este conceituado galardão, destinado a docentes que se destaquem pelos seus “contributos extraordinários” para o ensino na área dos lacticínios.
“É uma honra ter sido escolhido para receber, em 2020, este prémio – e um privilégio ter vindo na sequência de nomeação por uma das maiores referências americanas de sempre em ciência e tecnologia de lacticínios” – confessa o docente. E acrescenta: “Tal prémio vem, de alguma forma, reconhecer os meus esforços e contributos pedagógicos em prol da formação avançada nesta importante área do conhecimento, ao longo de quase três décadas de carreira universitária.”
O percurso de F. Xavier Malcata na área de engenharia alimentar inclui o desempenho de papéis decisivos na interface com o setor empresarial e na gestão académica. De entre as abordagens pioneiras em ciência e tecnologia alimentar que protagonizou, destacam-se o desenvolvimento de ingredientes nutracêuticos e alimentos funcionais (i.e. com contributo ativo para a saúde); e a caracterização e melhoramento de alimentos tradicionais portugueses, incluindo a conceção de culturas microbianas de arranque e afinagem para queijos.
Mais recentemente – e enquanto investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da FEUP, tem trabalhado no desenvolvimento de novas matrizes pré- e probióticas de origem vegetal. Paralelamente, ten mantido uma estreita colaboração com a Universidade dos Açores, focada na caracterização e melhoria de qualidade dos queijos de S. Jorge e do Pico.
F. Xavier Malcata é autor diversas patentes e mais de uma dezena de livros publicados – para além de ter sido autor/coautor de mais de 400 publicações internacionais em revistas científicas arbitradas,
No invejável palmarés internacional do docente, inclui-se ainda o Elmer Marth Educator Award, atribuído em 2011 pela International Association for Food Protection (EUA); e o William V. Cruess Award for Excellence in Teaching, atribuído em 2014 pelo Institute of Food Technologists (EUA).
 
Fonte: Notícias Universidade do Porto

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​