Engenheiro português Editor-in-Chief de revista de referência em estruturas de engenharia

José António Correia é o novo Editor-in-Chief do “International Journal of Structural Integrity”, publicação criada em parceria com a European Aeronautics Science Network.

 
José António Correia, membro da Ordem dos Engenheiros e investigador do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), será o próximo Editor-in-Chief do International Journal of Structural Integrity, uma revista de referência na área da integridade estrutural de aplicações estruturais relacionadas com as engenharias aeronáutica, mecânica, materiais e civil.
O investigador, que integra pela primeira vez o corpo editorial da publicação, criada em parceria com a European Aeronautics Science Network, uma associação internacional sem fins lucrativos dedicada ao avanço das ciências e tecnologias aeronáuticas europeias, tinha já sido editor convidado em algumas edições especiais da revista.
Enquanto Co-Editor-in-Chief, José António Correia, que irá assumir as novas funções juntamente com Shun-Peng Zhu, professor na Universidade de Ciência Eletrónica e Tecnologia da China, terá como principais responsabilidades a gestão de submissões de artigos provenientes da comunidade cientifica, colocando-os em processo de revisão e de tomada de decisão final, bem como a avaliação de propostas de edições especiais da publicação.
 
Sobre José António Correia   
José António Correia integra a lista dos que mais se destacaram entre os 2% cientistas mais citados a nível mundial em 2019, segundo o ranking da Universidade de Stanford, tendo sido recentemente distinguido com a Medalha Manson-Coffin IGF 2021.
Foi também considerado uma das personalidades académicas com maior impacto mundial no período de 2015-2019 em várias subáreas científicas da fadiga, tais como, curvas S-N, modelos de fadiga, dano acumulado, pontes metálicas e ligações rebitadas.
Mais recentemente, foi promovido a Co-Presidente do Comité Técnico TC3 – Fadiga de Materiais e Estruturas de Engenharia da Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS), organismo onde já ocupava o cargo de Presidente do Comité Técnico TC12 – Segurança e Análise de Risco de Estruturas de Grande Porte e Detalhes Estruturais.
Além disso, José António Correia tem vindo a acumular vasta experiência em cargos relacionados com publicações científicas ligadas à área das estruturas de engenharia. Membro do conselho editorial do International Journal of Fatigue (revista de referência mundial na área da fadiga de materiais e estruturas de engenharia) desde janeiro passado, é também o atual co-editor-in-chief da revista Smart Infrastructure and Construction, função que desempenha juntamente com Noha Saleeb, professora da Middlesex University London, no Reino Unido.
Adicionalmente, é fundador e atual co-editor-in-chief da Structural Integrity – Series (Springer), conjuntamente com Abílio De Jesus, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, e Section-Editor-in-Chief da revista Modelling MDPI.
Além do CONSTRUCT, José António Correia acumula a sua atividade de investigação no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). Em paralelo, leciona na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e também no Departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade Técnica de Delft (Holanda). Recebeu ainda recentemente posições honorárias a convite de instituições universitárias a nível mundial, como é o caso da Xi’an Jiaotong University (China), onde é Professor Adjunto, e da NIT Silchar (Índia), onde é Professor Convidado.
 
 
Fonte: Notícias UP
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​