Engenheiro português vence prémio internacional

F. Xavier Malcata é o primeiro português a receber um dos mais conceituados galardões atribuídos pela American Oil Chemists’ Society, o Stephen S. Chang Award.

 
F. Xavier Malcata, membro da Ordem dos Engenheiros e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguido com o Stephen S. Chang Award, atribuído pela prestigiada American Oil Chemists’ Society(AOCS), associação internacional sedeada nos EUA que tem por missão a procura da excelência em ciência e tecnologia de gorduras, óleos, agentes tensioativos e materiais relacionados.
Trata-se da primeira vez que um português é reconhecido com este conceituado prémio, que visa distinguir um cientista, técnico ou engenheiro que tenha contribuído de forma extraordinária – através da sua investigação – para a melhoria de produtos existentes ou o desenvolvimento de novos produtos relacionados com lípidos.
Considerado pioneiro na área da imobilização de lipases, o trabalho de F. Xavier Malcata contribuiu de forma decisiva – e com base numa forte componente de modelização matemática – para a racionalização e vulgarização dessa mesma técnica.
As lipases são enzimas que evoluíram a partir de proteases e se especializaram na hidrólise de óleos e gorduras, sendo ativadas, de forma única, por interfaces água/lípido e capazes de catalisar reações de interesterificação. São precisamente estas reações que se encontram na base da engenharia de lípidos, destinada a reforçar o seu contributo positivo para a nutrição e, simultaneamente, minimizar os seus efeitos nocivos sobre a saúde.
O professor da FEUP junta-se, assim, a alguns dos mais sonantes investigadores a nível mundial anteriormente distinguidos pela AOCA. A entrega do Stephen S. Chang Award terá lugar em maio de 2022, durante o Congresso Anual da AOCS em Atlanta, GA (EUA), onde terá a oportunidade de proferir uma lição plenária convidada.
 
Fonte: Notícias UP
Foto: UP
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​