Engenheiros distinguidos pela Wroclaw University of Science and Technology, na Polónia

José António Correia, investigador de Pós-Doutoramento e Prof. Auxiliar Convidado e Abílio De Jesus, Professor Auxiliar, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foram distinguidos pelas Faculty of Mechanical Engineering e Faculty of Technology and Natural Sciences da Wrocław University of Science of Technology (Polónia) por suas contribuições científicas nas áreas da fadiga, fratura e integridade estrutural, particularmente, em Fatigue Assessment and Modeling of Metallic Materials and Connections from the Old Riveted Steel Bridges e Generalization of Probabilistic Fatigue Models for Several Local Damage Parameters, respetivamente.
 
Sobre os premiados
José António Correia no âmbito do seu Pós-Doutoramento, financiado pela FCT com a referência SFRH/BPD/107825/2015, intitulado “Advanced methodologies for structural analysis taking into account fatigue and seismic actions”, tem como supervisores os Profs. Rui Calçada e Abílio De Jesus. É também Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Desde 2018 é Professor Convidado no Departamento de Estruturas de Engenharia da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade Técnica de Delft (Holanda). Obteve os graus académicos, BSc. (2007) e MSc. (2009) em Engenharia Civil pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É especialista em Construção Metálica e Mista pela Universidade de Coimbra em 2010. É Ph.D. em Engenharia Civil – Estruturas pela Universidade do Porto em 2015. É autor e co-autor de mais de 50 artigos científicos nas mais relevantes revistas cientificas consagradas em engenharia de materiais e estruturas. Os seus interesses de investigação são a integridade estrutural de materiais e estruturas (fadiga e fratura). José António Correia é atualmente membro da Comissão Técnica TC24 – Integridade de Estruturas Ferroviárias da ESIS, da Comissão Técnica TC6 – Fadiga e Fractura da ECCS, e ainda membro dos Comités Técnicos CEN TC250 SC3 WG 1-9 Fadiga e CEN TC250 SC3 WG 1-10 Fratura do Comité Europeu de Normalização (CEN). Ele é também co-chair da Comissão Técnica TC12 – Segurança e Análise de Risco de Estruturas de Grande Porte e Detalhes Estruturais da ESIS. Ele e o Prof. Rui Calçada são coordenadores do Projeto FiberBridge (Fatigue strengthening and assessment of railway metallic bridges using fiber-reinforced polymers), financiado pela FCT, que iniciou em Junho de 2018.
Abílio De Jesus é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde Dez. 2014, após 18 anos de docência no Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal. É membro do INEGI e investigador Integrado do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA). É co-autor de mais de 100 papers em revistas científicas nacionais e internacionais e mais de 200 papers apresentados em conferências nacionais e internacionais. Um total de 136 documentos no SCOPUS e um índice h de 18 mostram a consistência do trabalho de investigação nos domínios da fadiga e fratura de materiais e estruturas. Recentemente, a co-edição de um Book Series da Springer em Integridade Estrutural, a nomeação para o ESIS TC12 assim como a responsabilidade pela participação da FEUP no projeto Europeu FASTCOLD e a participação no projeto PT2020 FibreBridge recentemente aprovado atestam a consistência e reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado. Os processos de fabrico e particularmente o fabrico aditivo e subtrativo foram recentemente nomeados uma nova área prioritária, estando a mesma a ser impulsionada com o projeto PT2020 MAMTOOL em fase de arranque.
 
 

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​