Engenheiros e familiares plantam 100 árvores em Vila Real

Esta iniciativa decorreu no passado dia 18 de março, com a presença de vários engenheiros e famílias.

Com o intuito de envolver e sensibilizar os mais jovens para a importância da Engenharia, desta vez com o foco na floresta e na Engenharia florestal, a Delegação Distrital de Vila Real organizou uma ação simbólica de plantação de 100 árvores de diferentes espécies florestais na Serra do Alvão.

A iniciativa teve início na Ecoescola do Prado onde foi apresentado este projeto local de referência, as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores na área da agricultura biológica, pecuária e reciclagem de resíduos.

Seguiu-se a plantação das árvores num terreno disponibilizado pela Associação de Baldios, e com o apoio de uma equipa profissional houve formação para os engenheiros e seus familiares sobre adubação e a plantação das árvores.

A ação terminou na sede da união das freguesias de Borbela e Lamas de Olo, concelho de Vila Real, com uma palestra sobre a “Engenharia e a floresta” a cargo do engenheiro Marco Magalhães do Colégio de Engenharia Florestal da OERN, a qual contou com uma grande participação ativa por parte dos mais pequenos.

No final houve um pequeno lanche de confraternização entre os participantes. Na sua intervenção o Delegado Distrital de Vila Real, José Carlos Pinto realçou a “importância do papel do Engenheiro florestal no ordenamento e gestão da floresta, uma profissão com futuro, cuja procura supera a oferta, tendo de ser desmistificada a ideia de que a Engenharia florestal não envolve tecnologia, dando o exemplo de empresas da região que utilizam muito a informática, os sistemas de informação geográfica e equipamento de ponto, como por exemplo drones, para o planeamento e gestão florestal.” Já o presidente da OERN, Bento Aires, lembrou a importância destas iniciativas não só para alertar para para os novos paradigmas da Engenharia, mas também para fomentar nos mais jovens para estas áreas.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​