Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Engenheiros nomeados membros do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Engenheiros nomeados membros do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

25 Fevereiro, 2021

Há Engenheiros nomeados membros do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que irá funcionar em estreita colaboração com os Ministros Pedro Siza Vieira e Manuel Heitor.

 

Foram nomeados os membros do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

O CNCTI será presidido por José Manuel Mendonça, membro da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.

Também os engenheiros Ângelo Ramalho, EFACEC e João Barros, U Porto, Inst. Telecomunicações e Veniam, membros desta região, fazem parte deste conselho, assim como Arlindo Oliveira, IST-U Lisboa e INESC, Elvira Fortunato, UNL e Gonçalo Quadros, Critical Software, membros das regiões Sul e Centro da Ordem dos Engenheiros.

No próximo dia 1 de março, será realizada a primeira reunião plenária deste órgão consultivo do Governo para as áreas da ciência, tecnologia e inovação, a qual será realizada no âmbito das audições em curso para a consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência, PRR.

O CNCTI funciona em estreita colaboração com o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para o desenvolvimento, reforço e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, assegurando o aconselhamento científico e fomentando o diálogo transversal e interministerial das políticas de ciência, tecnologia e inovação.

Este novo órgão consultivo deve ainda colaborar nos debates parlamentares em matéria de ciência, tecnologia e inovação, sempre que para tal seja solicitado pela Assembleia da República.