Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Enquadramento Legal e Normativo da Construção em Terra em Portugal

Enquadramento Legal e Normativo da Construção em Terra em Portugal

2 Novembro, 2018

A CdT irá encerrar a primeira fase do projeto “Enquadramento Legal e Normativo da Construção em Terra em Portugal” com a 3ª Mesa Redonda, a decorrer no Porto, dias 10 e 11 de Novembro de 2018.

Durante o ano de 2017 a associação Centro da Terra (CdT) desenvolveu a 1.ª e a 2.ª Mesa Redonda deste Projeto que se considera de grande importância para a construção em Terra, não só na vertente da preservação do nosso Património mas também num enquadramento da arquitetura de terra contemporânea.
Reflexo disso foi sem dúvida a afluência e o interesse demonstrado pelo público e convidados ao longo destas sessões.
Pelo que agradecemos o empenho e apoio das diferentes faculdades, investigadores, projetistas e construtores, que se têm feito representar no painel de oradores e na plateia.
Depois de termos ouvido projetistas e construtores (1ª MR) e investigadores (2ª MR), este ciclo de debates terminará com a 3ª Mesa Redonda onde teremos projetistas e investigadores em debate.

A 3ª MR terá um formato diferente, com a duração de um dia.

Programa

Manhã 
A apresentação de projeto/obra (caso de estudo) em terra em Portugal. A equipa de projeto, irá expor as questões levantadas no projeto e soluções implementadas para dar resposta à legislação em vigor.
Teremos ainda a intervenção de dois convidados estrangeiros que vêm dar a conhecer como estas questões têm sido trabalhadas nos seus países.

  • Térmica –  Grégoire Paccoud – França
  • Estruturas – Rowland Keable – Inglaterra

Tarde 
Mesa Redonda com um painel de especialistas convidados, projetistas (um arquitecto e um engenheiro), investigadores, representantes das instituições OA, OE, com o intuito de reconhecer algumas das necessidades de investigação e soluções aplicadas que possam fazer parte do guia de procedimentos para a construção em Terra em Portugal, na perspetiva do enquadramento Legal e Normativo.

Este ciclo de debates irá terminar na cidade do Porto nos dias:

  • 10 de Novembro – Térmica – Instalações da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte
  • 11 de Novembro – Estruturas – Instalações da Ordem dos Engenheiros Região  Norte

 

Embora gratuita, a inscrição é obrigatória e podes fazê-la AQUI  
Sabe mais AQUI