Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Estou inscrito na Ordem… por Catarina Margaride

Estou inscrito na Ordem… por Catarina Margaride

Entrevista 15 Junho, 2020

Catarina Margaride recém mestre em Engenharia Geotécnica e Geoambiente no ISEP, aceitou o nosso desafio das 4 perguntas.

 

Nunca é cedo para se inscrever-se na Ordem?

A Ordem é o vínculo entre o universo académico e o mundo profissional, proporcionando aos seus membros oportunidades únicas de aprendizagem permitindo uma constante evolução pessoal direcionada às exigências do mercado. Aconselho todos os jovens a inscreverem-se na ordem mal ingressem no ensino superior de forma a aliarem os conhecimentos teórico-práticos apreendidos nas aulas às experiências vividas pelos profissionais da área formando-se, assim, Engenheiros com letra grande.

 

Por que razão se inscreveu?

Inscrevi-me na Ordem para me inserir no seio profissional e assim conseguir crescer e adaptar-me ao mercado de trabalho através da interação com profissionais experientes em inúmeros eventos, da participação em ações e conversas e ao colocar-me à prova em workshops e formações.

 

Que conselho daria aos estudantes de Engenharia que ainda não se inscreveram?

A todos os futuros engenheiros e aos atualmente formados que, ainda, não se encontram inscritos reforço a importância de pertencer a uma comunidade que comunga de um objetivo comum e se empenha diariamente em defender e melhorar as suas condições profissionais proporcionando excelentes momentos de convívio e descontração onde novos projetos surgem, novas alianças se fortalecem e novos desafios se lançam. Que mais pode um Engenheiro pedir? E como diz a velha máxima – A união faz a força e cada um de nós conta.

 

Quais as expectativas sobre o papel da Ordem?

A Ordem permite o diálogo entre os Engenheiros e o Mundo harmonizando e retirando o melhor de cada situação em prol de um proveito comum. Sem esse elemento, não teríamos voz e não seriamos capazes de nos fazer ouvir. Para além do papel político e profissional, a Ordem desempenha, também, um papel social proporcionando a todos os Engenheiros uma família para a vida passando o testemunho entre gerações e guiando os mais jovens no caminho do sucesso.