Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Estudante de Engenharia premiada em conferência internacional

Estudante de Engenharia premiada em conferência internacional

Prémio 18 Outubro, 2021

Há Engenharia no projeto de mapeamento das preferências dos estudantes de gestão industrial europeus que conquistou o 2.º lugar no Best Paper Award da Conferência PAEE/ALE’2021.

 

 

Maria Serôdio, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi distinguida com o 2.º lugar no Best Paper Award da International Conference on Active Learning in Engineering Education – PAEE/ALE 2021, que decorreu recentemente, na cidade de Braga.

Intitulado “Preferred Roles of Industrial Engineering and Management Students – An exploratory European analysis”, o projeto agora premiado resultou de uma pole de 177 estudantes de seis universidades europeias: Porto, Lisboa, Liège, Eindhoven, Boğaziçi e São Petersburgo.

Desenvolvida em parceria com a European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM) e o Professional Roles Model for Future Engineers (PREFER Project), entidades que promovem projetos de estudantes ligados à área da gestão industrial, a investigação premiada partiu de duas grandes premissas: aferir qual a preferência entre os diferentes papéis de um engenheiro dos estudantes de engenharia e gestão industrial em contexto europeu e ainda avaliar o tipo de relação entre o seu contexto académico, profissional e as suas preferências.

Pretendeu-se deste modo obter um mapeamento de preferências dos estudantes de gestão industrial de várias universidades europeias atendendo aos papéis desempenhados pelos engenheiros e as possíveis influências do currículo da Universidade e dos percursos profissionais mais comuns.

As conclusões do trabalho indicam que a região sul da Europa (Porto e Lisboa) é a que tem os estudantes mais distribuídos em termos das suas preferências (entre foco operacional, nos clientes ou em inovação de produto); já a região Este (Turquia e São Petersburgo) tem uma menor preferência pelos papéis ligados ao foco operacional quando comparado com a eficiência.

Além de Maria Serôdio, da Faculdade de Engenharia (em representação da U.Porto), a equipa contou também com os contributos de Viktoria Heyen da Universidade de Groningen, Ece Özdağ da Universidade de Boğaziçi, Ricardo Eleutério de Oliveira da Universidade de Lisboa e pela responsável pelo PREFER Project e estudante de PhD na Universidade KU Leuven, Sofie Craps.

 

Fonte: Notícias UP
Imagem: UP