Eu estou inscrito na Ordem por… Valter Duarte

Valter Duarte é engenheiro na Demobetão – Demolição de Betão Lda. Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Politécnico de Tomar, está inscrito na Ordem e aceitou o nosso desafio das 5 perguntas.

 
Sucintamente conte-nos o seu percurso académico e profissional?
Em 1999 entrei no Instituto Politécnico de Tomar no curso de Engenharia Civil tendo acabado a licenciatura em 2001, decidi progredir nos estudos e de seguida matriculei-me na licenciatura de mais 2 anos tendo acabado em 2003. Em termos profissionais iniciei a minha atividade na área de projeto, no acompanhamento da direção e fiscalização de obra em nome individual do qual exerço até aos dias de hoje. No ano de 2005 foi-me proposto assumir a responsabilidade por uma empresa de demolição que exerço até aos dias de hoje. Em 2006 tirei o CAP de Higiene e Segurança no Trabalho e o CAP de formador, tendo sido convidado para dar formação no Centro de Formação Profissional do Médio Tejo – Tomar, no ramo da construção civil, e, também, convidado para dar aulas no Politécnico de Tomar, no local onde estudei, no ramo das Infraestruturas Urbanas.
 

“Decidi inscrever-me na Ordem dos Engenheiros porque sempre foi o meu objetivo”

 
Porque decidiu inscrever-se na Ordem dos Engenheiros?
Decidi inscrever-me na Ordem dos Engenheiros porque sempre foi o meu objetivo, mas no momento em que estudava por motivos financeiros tive que optar por estudar no Politécnico de Tomar. Sendo próximo do local de residência, consegui minimizar os custos face às dificuldades que os meus pais tinham pois tínhamos uma família grande e na altura. Gosto muito, mas mesmo muito de aprender, evoluir, conhecer pessoas, procurar novas experiências, adquirir mais conhecimento e por fim conseguir finalmente os meus sonhos de quando era mais novo.
 

“Realmente somos seres únicos se tivermos um conjunto de valores pessoais”

 
Qual a mensagem que mais reteve durante o Curso de Ética e Deontologia Profissional?
A mensagem que mais chamou atenção foi o dever, o respeito, as obrigações perante o desempenho das funções, o facto de a Engenharia ser gratificante e bela pois conseguimos através da partilha de experiência na sessão, ver que realmente somos seres únicos se tivermos um conjunto de valores pessoais conseguimos ir longe.
 
O que espera da Ordem dos Engenheiros durante o seu percurso profissional?
Espero aprender mais, conhecer mais pessoas, participar junto dos membros da Ordem na evolução da mesma, transmitir e ajudar qualquer membro dentro das minhas capacidades e que daqui a 20 ou 30 anos consiga dizer aos meus familiares, amigos e colegas de profissão que valeu a pena a decisão tomada.
 

“Ordem dos Engenheiros em Portugal é a melhor e recomenda-se”

 
Um conselho a todos os que estão indecisos em inscrever-se na Ordem.
Não temos que ter dúvidas no avanço, existem muitas provas, muitos factos tanto a nível profissional, no ensino, no acolhimento, e por fim a nível mundial que a Ordem dos Engenheiros em Portugal é a melhor e recomenda-se.
 
Engenheiro não é nome próprio. É profissão. Inscreva-se na Ordem AQUI

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​