[Fotogaleria] Sustentabilidade do Vinho Verde em debate em Viana do Castelo

Os XII Encontros Vínicos do Vinho decorreram nos dias 12 e 13 de maio em Viana do Castelo juntando dezenas de participantes.

Na sessão de abertura foi reforçado por todos os intervenientes que o sector tem sido um dos mais resilientes, depois de um período durante o qual imperaram as restrições impostas pela pandemia e mais recentemente pela guerra e a crise de materiais. Mas o foco deste encontro estava este ano centrado na sustentabilidade e os desafios que esse novo paradigma acarreta.

Vitor Correia, Delegado distrital de Viana do Castelo lembrou durante a sua intervenção que o percurso do Encontros Vínicos e a sus importância não só para o sector para também para a região.

“Aquilo que vamos fazer hoje, a partir de Viana do Castelo, terá como matéria o Vinho Verde, mas o vinho será apenas a cobaia no tubo de ensaio, mostrando que a engenharia está preparada para o futuro”. “Os nossos produtores vão vender mais e melhor se contarem com a engenharia ao seu dispor”, vaticinou.

O Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia, afirmou que estes Encontros Vínicos “são um exemplo claro do que é o século XXI, o século do conhecimento”, assegurando que a temática desta 12ª edição, a sustentabilidade dos vinhos verdes, “é um novo jargão que mostra a enorme importância da temática e que deve ser analisada de forma holística”. “Os desafios são a oportunidade para inovar, para conhecer e reconhecer o que de novo se faz em Portugal”, indicou.

Já Adelino Bernardo, Coordenador do Colégio Regional de Engenharia Agronómica, afirmou que “o sector agrícola tem sido precoce a lidar com a sustentabilidade, podemos mesmo dizer que tal já era inerente a diversas atividades agrícolas mesmo antes de o conceito existir na sua forma moderna. De facto, as mudanças do clima ao longo dos séculos, a ocorrência de fitopatologias e a necessidade de prover à manutenção da atividade económica relacionada com a produção fizeram com que todos os pilares da sustentabilidade moderna (económica, social e ambiental) tivessem que estar na mente dos técnicos desde sempre”

A sessão de abertura contou também com as intervenções Bento Aires, presidente da OERN , que lembrou o papel do engenheiros agrónomos neste caminho rumo à produção mais sustentável. “Aquilo que vamos fazer hoje, a partir de Viana do Castelo, terá como matéria o Vinho Verde, mas o vinho será apenas a cobaia no tubo de ensaio, mostrando que a engenharia está preparada para o futuro”. “Os nossos produtores vão vender mais e melhor se contarem com a engenharia ao seu dispor”, vaticinou. Já Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, referiu que este evento “é um privilégio” para o Município de Viana do Castelo, afirmando que “vamos continuar a ter grandes desafios, mas o concelho tem evoluído e tenho a certeza que os parceiros destes encontros têm sido decisivos para esta evolução”. “Temos, hoje, produtores muito mais preparados“, frisou. “Este setor vitivinícola destaca-se em termos de sustentabilidade e economia circular, acrescentando valor”, considerou ainda.

Já o Vogal da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Rui Madeira Pinto, defendeu, no arranque dos trabalhos, que a sustentabilidade “é estratégica e temos de começar a agir já, para ter efeitos práticos no imediato”, referindo alguns dos problemas do setor, que incluem a falta de mão-de-obra e a falta de água.

A Pré-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Sofia Rodrigues, afirmou que o IPVC tem disponíveis, “considerando o setor vitivinícola e a sustentabilidade”, duas unidades de investigação que são “dois núcleos centrais” para a investigação aplicada que contribua para o desenvolvimento do território, o CISAS e o proMetheus.

O Diretor Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Luís Brandão Coelho, defendeu que este “é um setor que tem apresentado uma dinâmica enorme” e com consequências “importantes” na paisagem, referindo as 650 candidaturas.

Durante toda a manhã decorrem as apresentações sobre “Sustentabilidade: Desafios à Viticultura”, “Sustentabilidade: Desafios na Adega” e “Sustentabilidade: Desafios Económicos e Sociais”

Findo os seminários a fase seguinte contemplou um curso de prova de vinho da Delegação Distrital conduzida pela a Enóloga da Barcos Wines, Patrícia Pereira.

E o dia finalizou coim o Jantar de Gala durante o qual forma entregues o diplomas aos galardoados da Seleção de Vinho Verde do Ano da Ordem dos Engenheiros.

No dia 13 decorrem visita pela cidade de Viana do Castelo na descoberta da suas especificidade e cultura. O programa deu destaque à vocação mercantil de Viana do Castelo no contexto vitivinícola, incluindo uma visita guiada a um dos mais antigos locais de produção vitivinícola de Viana do Castelo e ainda uma visita ao Solar de Merufe, onde encerrou o evento. Este momento contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​