[Fotogaleria] Visita técnica à obra de expansão da rede de Metro do Porto

Colégio Civil 16 Dezembro, 2021

O Colégio de Engenharia Civil – Norte organizou, no passado dia 15 de dezembro, uma visita técnica à obra de expansão da rede de Metro do Porto, mais concretamente às frentes de obra: Avenida da França e Ramal de Injeção.

 

Cerca de 25 engenheiras e engenheiros visitaram a obra da “Linha Circular – Troço Liberdade/S. Bento – Boavista/Casa da Música” que foi consignada no dia 16 de março de 2020 e consiste numa nova linha de metro inteiramente subterrânea.

A receção aos participantes foi feita por Luís Meireles, Diretor Departamento de Infraestruturas – Metro do Porto, no Estaleiro Central, que fez uma apresentação com a caracterização geral da Nova Linha Rosa. Posteriormente, João Almeida,  ACA/Ferrovial, deu informações sobre o andamento das obras e detalhou as diferentes fases de obra em que nos encontramos nas diversas frentes de trabalho.

Foi visitada a frente de obra na Boavista (Avenida da França), passando depois para a praça da galiza, terminando a visita no jardim do carregal, junto ao Hospital Santo António.

A nova linha é composta por 4 novas estações localizadas no centro do Porto – Liberdade/S. Bento, Hospital S. António, Galiza e Boavista/Casa da Música – e 3.2km de túnel mineiro construído por escavação tradicional “NATM” (New Austrian Tunnelling Method). Além destas estruturas, serão ainda construídos 3 poços de emergência e ventilação entre estações. A obra tem um prazo de execução de 42 meses e um valor global de 189 milhões de euros.

Esta obra está integrada nas obras de expansão da  rede do metro do Porto, sendo uma obra de grande dimensão e complexidade.

Há Engenharia nas iniciativas dos colégios da OERN. Há Engenharia em tudo o que há.