Futuros Engenheiros vencem competição europeia de Engenharia Civil

A equipa composta por estudantes de Engenharia Civil da FEUP, membros da IACES – LC Porto, foi a grande vencedora da International Civil Engineering Competition.

Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES – LC Porto), com sede na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi a grande vencedora da edição deste ano da International Civil Engineering Competition (ICEC), uma competição internacional que desafia os estudantes de Licenciatura e Mestrado em diferentes áreas da Engenharia Civil, e cuja fase final decorreu em Timisoara, na Roménia, de 17 e 24 de julho.

Composta por três desafios, a fase internacional da ICEC começou por uma prova materiais de construção, onde os participantes dispunham de três horas para produzir um bloco com elevada resistência mecânica com apenas água, cimento, areia e aditivos.

A segunda prova exigia mais conhecimentos de hidráulica aos estudantes, cujo objetivo passava por dimensionar malhas para distribuição de água da forma mais eficiente possível para três reservatórios.

O último desafio focou-se em estruturas sísmicas, tendo sido construída uma estrutura com quatro pisos acima do solo com palitos de churrasco, papel, cola quente e plataformas de madeira. No final, as estruturas foram testadas numa mesa sísmica e sujeitas a níveis sísmicos crescentes de acordo com a gravação de movimentos do terramoto de Myiagi, no Japão, até ao colapso.

Além do reconhecimento internacional, a equipa da IACES – LC Porto recebeu também um prémio com o valor monetário de 450 euros.

Fonte: Notícias UP
Imagem: UP

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​