Há 10 desafios globais para a Engenharia

Apesar dos grandes avanços tecnológicos desenvolvidos nos últimos anos, ainda existem grandes desafios globais nos quais é necessário trabalhar, e a Engenharia será parte integrante na persecução de soluções para estes desafios.

“Sequestro” de carbono
O dióxido de carbono é um problema global. Para além de cortar com os gases de efeito de estufa, que libertam este gás, também é imperativo remover grandes quantidades de dióxido de carbono retidos na atmosfera. Para isso é necessário encontrar soluções, economicamente viáveis, para armazenar esses milhares de toneladas de dióxido de carbono, retirados na atmosfera.

Armazenar energia em grande escala
É necessário encontrar soluções para armazenar grandes quantidades de energia produzidas através de fontes de energia renovável, pois a eletricidade produzida através destas fontes depende das condições atmosféricas. Assim, é crucial rentabilizar a energia produzida, de maneira economicamente viável, para que não seja necessário recorrer a fontes estáveis, como o carvão e o gás natural.

Vacina de efeito universal
A gripe pandêmica é rara, mas mortal. Ao longo dos séculos, milhões de pessoas morreram nas pandemias de gripe e, mais uma vez o mundo está a passar por uma destas pandemias. Uma vacina contra a gripe universal que protege não apenas contra as variantes relativamente menos nocivas, mas também contra um surto catastrófico é um desafio crucial para a saúde pública. São muitos os engenheiros e empresas de Engenharia que estão na linha da frente na luta pela descoberta de uma vacina para o COVID-19, como é o caso de Chen Wei, bioengenheira, que lidera a equipa de trabalho na China.

Tratamento de demência
À medida que a vida das pessoas se estende, o número de pessoas que vivem com a doença de Alzheimer tende a disparar, mais de um em cada 10 americanos com mais de 65 anos sofre de Alzheimer. A doença de Alzheimer é difícil de compreender e de diagnosticar devido à sua semelhança com outras formas de demência. Com compreensão destas doenças seria possível retardar ou até interromper os efeitos devastadores da doença.

Limpeza do oceano
Existem biliões de pedaços minúsculos de plástico, os chamados “microplásticos”, que flutuam nos oceanos de todo o mundo. Os efeitos nocivos provocados no meio ambiente são enormes, tal como todos já observamos, bem como podem ser muito nocivos na saúde humana. Esta poluição é enorme e tão difusa que torna muito difícil a criação de soluções para a limpeza das centenas de milhões de toneladas de plástico que se acumularam ao longo das décadas.

Dessalinização eficiente em termos energéticos
Há cerca de 50 vezes mais água salgada na terra do que água doce. Com as alterações climáticas e com o aumento da população mundial torna-se imperativo encontrar soluções para a transformação desta água salgada em água doméstica, de maneira economicamente viável. No que diz respeito às tecnologias de adaptação às mudanças climáticas, a criação de água potável a partir do oceano deveria ser uma das principais prioridades.

Carro seguro sem motorista
Já muita investigação e testes foram efetuados nesta área tecnológica, contudo, os carros sem motorista ainda não estão prontos para ocupar estradas em geral, devido às falhas de segurança que ainda existem. Mas, se estes automóveis puderem ser 100% confiáveis e seguros, os engarrafamentos podem ser eliminados e as cidades podem ser (re)transformadas à medida que os estacionamentos não sejam necessários. Acima de tudo, espera-se que os carros autônomos, se forem amplamente utilizados, eliminem a maioria das 1,25 milhões de mortes por ano causadas por acidentes de trânsito.

IA incorporada
A verdadeira inteligência artificial geral pode depender da capacidade de relacionar processos computacionais internos a coisas reais no mundo físico, e são muitos os que defendem que a IA adquirirá essa habilidade interagindo com o mundo físico como pessoas e animais.

Previsão de terremotos
São milhares as pessoas que morrem cada vez que existem desastres naturais como terramotos e tsunamis. A previsão destes eventos catastróficos, em horas, dias ou semanas de antecedência, quando feita com confiança, permitiria que as pessoas evacuassem áreas inseguras e, podendo assim, salvar milhões de vidas.

Descodificação do cérebro
Os nossos cérebros continuam a ser um profundo mistério. Todos os nossos movimentos e pensamentos são, de algum modo, codificados nos biliões de neurônios do nosso cérebro. Descodificar este código poderia levar a avanços medicinais para tratamento de transtornos mentais como esquizofrenia e autismo. Também poderia permitir uma melhor comunicação entre pessoas e tecnologia, mudando assim, a vida das pessoas que estão paralisadas por lesões ou doenças degenerativas.
 
Fonte: MIT – Massachusetts Institute of Technology

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​