Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Há 25 startups de Engenharia na lista das novas 43 apoiadas pela Portugal Ventures

Há 25 startups de Engenharia na lista das novas 43 apoiadas pela Portugal Ventures

Notícia 9 Abril, 2021

Há Engenharia em 25 das startups que acabam de integrar o portefólio da Portugal Ventures.

 

Criada em Junho de 2012, a Portugal Ventures assumiu um papel determinante no financiamento e crescimento do ecossistema nacional do empreendedorismo. Ao longo dos anos, têm trabalhado para serem o parceiro de referência no capital de risco em Portugal, desenvolvendo estratégias diferenciadoras de crescimento, competitividade e capacidade de internacionalização para cada participada em que investimos.

Agora, anunciaram a entrada de mais 43 startups no seu portefólio, que resultam de um investimento total de 6,6 milhões de euros, destas 25 fazem parte do segmento Engenharia & indústria.

Conheça-as.

 

CleanWatts 
Tem como missão simplificar, ampliar e acelerar a descarbonização de energia para empresas e comunidades em todo o mundo. Conseguem isso através de duas áreas de criação de valor para os nossos clientes: eficiência energética inteligente e acesso a energia limpa a preços acessíveis. Todos os serviços são projetados para reduzir as despesas operacionais, a complexidade, a volatilidade e a imprevisibilidade relacionadas com a aquisição, consumo, geração, armazenamento, balanceamento e comercialização de energia.

Ablute 
Desenvolve um dispositivo de urinálises integrado numa sanita. O sanitário é exclusivo e lava-se sozinho, por completo, com pouca água e sem detergentes, após cada utilização. As análises médicas são transmitidas instantaneamente numa linguagem simples para o utilizador e completa para o médico.

About Aqua Food 
A About Aqua Food tem como objetivo produzir e comercializar bens alimentares de excelência, saudáveis, competitivos e rotulados da máxima responsabilidade ambiental. A AAF reconhece os recursos naturais como catalisadores do investimento em territórios de baixa densidade, e procura alcançar elevados padrões de qualidade e segurança alimentar, sem comprometer a sustentabilidade dos recursos autóctones.

Aqva More
Aqva More é um automatismo desenvolvido pela Aroundinspire, Lda. situada no Taguspark em Oeiras. Esta solução de poupança de água contribui para a eficiência hídrica dos edifícios tanto na área residencial como profissional e de serviços, atuando diretamente no desperdício em torneiras de água quente e otimizando as infraestruturas de distribuição de águas quentes sanitárias.

Beeyard 
Oferece aos apicultores um conjunto de ferramentas que permita gestão e monitorização remota de toda a operação apícola com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir as perdas de colónias.

Bioworld 
Cria modelos de negócio circulares no âmbito da transição de uma economia de linear para a economia circular. Fornece soluções sustentáveis com recurso aos resíduos da indústria agroalimentar, com impacto positivo económico, ambiental e social. Redesenha embalagens através de modelos de negócio circulares, mantendo a qualidade e valorizando o fim de vida útil das mesmas.

Clever-Volume 
É uma solução simples, automática e escalável para compreender o lixo em segundos. Com o foco em Portos, estamos a capacitar as Instalações de Receção Portuárias para gerir, remotamente e em tempo-real, os resíduos produzidos por embarcações, promovendo ganhos económicos e de eficiência. Tem como objetivo a redução de descargas de resíduos no oceano, responsáveis por cerca de 30% da poluição marítima total, e ser catalisadores de uma real economia circular.

CORe Protein 
Pretendem criar um extrato de proteína filtrando soro de leite, adicionando sabores naturais a partir de “fruta feia”. Este produto é 100% natural, beneficiando toda a cadeia logística e de produção, promovendo a economia circular  e reutilizando subprodutos industriais e criando um artigo de valor acrescentado que permite ao consumidor personalizar o seu intake nutricional. Como produto secundário obtêm lactose que será fermentada em etanol e que pode ser vendida como desinfetante ou a empresas de bebidas alcoólicas e ainda como biocombustível.

Corium Biotech 
É uma empresa de I&D dedicada à bio-produção de couro exótico destinado a responder às necessidades atuais da indústria do couro em encontrar materiais com boas performances que respeitem tanto o ambiente como o bem-estar animal.

Eptune Engineering 
Desenvolvem sistemas inovadores para a reparação de pás eólicos em ambientes atmosféricos adversos.  As soluções permitirão um aumento relevante da duração das temporadas de manutenção, ao mesmo tempo que se reduzem os seus custos.

IhCare – Innovation Hospital Care 
É uma startup que tem como foco três princípios principais: Investigação, Desenvolvimento e Implementação de soluções tecnológicas inovadoras na área da saúde, com ênfase na economia de recursos para maximizar o tempo e o dinheiro das unidades de saúde. A missão da IHCare é melhorar significativamente o conforto e bem-estar dos pacientes, oferecendo meios eficazes para ultrapassar os problemas, com melhoria global a nível clínico, humano e financeiro.

Klugit Energy
A tomada inteligente desta startup é feita a partir de plástico reciclado, converte termoacumuladores em aparelhos inteligentes, que dão prioridade a energia renovável para aquecer água. O modo smart da Klugit permite poupar até 19% em energia e água mas importante, permite que termoacumuladores armazenem energia renovável ajudando a resolver um dos principais desafios das energias limpas – armazenamento de energia.

Landratech 
É uma plataforma física e digital para a valorização da bolota. Apesar pouco explorado, este fruto é altamente nutritivo e isento de glúten e extremamente abundante nas florestas nativas do hemisfério Norte. As atividades da Landratech providenciam soluções de valor acrescentado quer para os proprietários florestais produtores de bolota, que sofrem com o baixo rendimento das suas explorações, quer para a indústria alimentar, que anseia por alimentos saudáveis e sustentáveis com um impacto positivo no ambiente.

Neural Solar 
É uma empresa com ADN de inovação na área da eletrónica, especializada no desenvolvimento e conceção de dispositivos patenteáveis de monitorização e deteção de padrões em equipamentos de produção de eletricidade por energia solar e soluções de monitorização de grandes áreas com reduzida necessidade de infraestruturas, como por exemplo, monitorização da poluição ou atividades ilegais no oceano ou monitorização de fogos florestais.

Scemai 
É um sistema de recolha e monitorização de dados através de inteligência artificial com foco na eficiência dos recursos naturais e industriais.

Sciven Dese 
Dedica-se ao desenvolvimento e exploração de sistemas de geração de energia, baseados em biomassa, com tecnologia proprietária de cogeração.

S&DG – Storage and Distribution Generation
Desenvolvem um sistema de armazenamento e geração de energia elétrica. A solução permitirá aproveitar a infraestrutura disponível em mais de 33 000 postos de abastecimento de gás natural veicular em 90 países, para armazenar os excedentes de produção de energia renovável, e gerar energia elétrica de uma maneira distribuída.

SkyPowerLines 
Fornece serviço escalável de inspeção detalhada e mapeamento 3D das linhas de transmissão e distribuição através de inovador sistema de coleta e processamento de alta performance de imagens e dados, utilizando Drone de pequeno porte e longa autonomia com plano de voo e voo 100% automatizados, substituindo com benefícios as técnicas de patrulhamento em solo, uso de helicópteros e Drones de grande porte com tecnologia LiDAR.

Swatter
Desenvolvem um sistema móvel para imobilizar e desviar UAVs não autorizados. Tratando-se de um sistema móvel, consegue-se assim uma fácil e rápida adaptação às zonas a proteger. Este sistema minimiza a interferência em sistemas terceiros e, por outro lado, implementa técnicas avançadas de emissão de sinais de elevada eficiência energética, minimizando a pegada ambiental.

Theia 
Desenvolve sistemas de monitorização remota de infraestruturas com base em dados de satélite, desenhados para responder às necessidades de múltiplas indústrias. Estes sistemas de monitorização visam a deteção precoce de fatores de risco, minimizando a ocorrência de situações críticas e danos associados.

UZME Everywhere 
Desenvolvem uma lancheira que permite aquecer refeições, em qualquer lugar, através de recargas geradoras de calor ativadas com água, em apenas 5 minutos.  Isto é possível graças à combinação única de minerais contidos nas recargas, que são capazes de libertar calor o calor necessário para aquecer uma refeição, quando entram em contacto com a água. Por sua vez, a lancheira alia um design original de linhas modernas com a eficiência térmica requerida para alcançar um aquecimento uniforme e rápido.

Water Wise System
Oferece uma visão de 360° do ciclo urbano da água, capaz de transformar dados em redes de água potável, residuais e pluviais. A convergência de dados analíticos e preditivos, com recurso a Machine e Deep Learning, gera alarmes inteligentes em tempo real que identificam comportamentos anormais em redes de água – como qualidade, perdas técnicas e comerciais, reduzindo o volume de água não faturada, fugas, roturas, tempos de resposta, consumos energéticos e a otimização do nexus água-energia.

We Can Charge 
Criam redes de carregamento privadas totalmente autónomas e descentralizadas para veículos elétricos.

Wysensing 
Oferece uma solução de monitorização e gestão de equipamentos e locais, vocacionada para ser uma ferramenta imprescindível para análises de controlo de qualidade e higienização.

YesYesYes
É uma marca «direct to consumer» de produtos naturais para a pele que fornece o creme indicado para cada tipo de pele e o sérum certo para cada problema de pele em que o consumidor pode fazer o «Mix & Match» para obter a sua solução personalizada. Tudo respeitando o meio ambiente e usando fórmulas minimalistas.

 

Fonte: Portugal Ventures