Há Engenharia portuguesa a chegar ao Espaço

Equipa de investigadores do INEGI desenvolveu um protótipo de tanque de armazenamento combustível criogénico que possibilita o lançamento de micro-satélites mais leves

A equipa, liderada por Rodrigo Pinto Carvalho, doutorado em Engenharia Mecânica, produziu o protótipo integralmente em material compósito através de um processo chamado Automated Fiber Placement (AFP), tem baixa permeabilidade, é capaz de suportar temperaturas criogénicas e tem uma capacidade de 800 litros.

Este protótipo, à escala real, é um tanque de armazenamento de combustível para um veículo espacial sub-orbital, capaz de armazenar propelentes criogénicos, como o oxigénio e o metano líquido, o que resulta num tanque mais leve, com apenas 31 quilograma, em comparação com os tanques metálicos.

O tanque tem por objetivo integrar um veículo sub-orbital, o Viriato, objetivos desenvolver, integrar e operar um veículo sub-orbital para validação e ensaio de tecnologias fundamentais para um futuro desenvolvimento de lançador de microssatélites Português que irá operar, preferencialmente, a partir do futuro porto espacial de Santa Maria, Açores.

Rodrigo Pinto Carvalho descreveu este protótipo como uma “importante oportunidade de afirmação do setor espacial português no contexto europeu”.

O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do programa COMPETE 2020 e liderado pela Omnidea, rm parceria com parceiros a Tekever Space, a Spin.Works, a Edisoft, a Optimal, a +Atlântico, o CEiiA, o ISQ, a Universidade do Porto e Universidade de Évora.

fonte: Inegi

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​