Plataforma Notícias Ordem Engenheiros Região Norte - Há Engenharia que nos mantém confortáveis durante o inverno

Há Engenharia que nos mantém confortáveis durante o inverno

14 Dezembro, 2020

O frio começa a apertar, já sabemos e já o sentimos. Hoje partilhamos algumas dicas para manter a casa mais quetinha, poupando energia.

 

Ao longo dos anos muitas foram as soluções de Engenharia criadas para manter as nossas casas quentes quando as estações mais frias do ano chegam. Apesar disso há pequenas gestos que podem ajudá-lo a manter a casa mais quente e simultaneamente poupar energia e ajudar o ambiente.

Numa altura em que, devido à Covid-19, é essencial passarmos mais tempo na nossas casas,  deixamos aqui algumas dicas úteis.

 

Ventilar a casa

A ventilação da casa é essencial, mesmo no inverno. Abra as janelas para que a renovação do ar seja feita, alguns minutos são o suficiente.

Fechar as persianas e as cortinas durante a noite

Quando escurece o calor escapa rapidamente pelos vidros. Fechar as persianas e as cortinas faz com que a perda de calor não seja tão acentuada.

Colocar fitas adesivas nas portas e janelas

A colocação destas fitas adesivas nas janelas e nas portas é uma maneira fácil e barata de impedir a perda de calor pelas frinchas destes.

Ligar o aquecimento só após ter arejado a casa e fechado as janelas

Após o arejamento o aquecimento da casa será mais eficiente. Para isso as janelas também terão de estar fechadas.

Usar tapetes

Pode parecer insignificante, mas a utilização de tapetes na habitação cria uma camada extra de isolamento no chão, diminuindo assim a áreas de perda de calor da habitação.

 

E… se está a construir uma habitação nova…

 Escolher o material adequado

Na altura de escolher o material da habitação, optar por janelas com vidro duplo ou janelas duplas e caixilharias com corte térmico, que tornam as perdas de calor muito menores.