Há Engenharia que nos surpreende

Há 13 dicas do que fazer em casa durante o isolamento. Com ou sem crianças, nesta altura pode pôr a Engenharia em prática dentro de sua casa. Como há Engenharia em tudo que há, nestes tempos também não podia faltar.
Veja as nossas sugestões. Experimente, tire um fotografia,  envie-nos para fotografiasoern@oern.pt ou partilhe nas redes identificando-nos. #oern #haengenharia @ordem_engenheiros_norte
 
Há uma horta/ jardim para criar (Engenharia Agronómica)
Desengane-se se pensa que para criar uma horta biológica tem de sair de casa. Apenas com uma semente de um limão, de uma maçã ou de um pêssego, pode criar uma horta em casa. Basta plantar a semente e regá-la um bocadinho todos os dias.
Envie a foto da sua horta/ jardim para fotografiasoern@oern.pt
 
Há construções a fazer com os mais pequenos (Engenharia Civil)
Os dias em casa para os mais pequenos podem ser desafiantes. Por isso de forma didática e divertida construa tendas: as casas dos mais pequenos. Junte cadeiras, lençóis, cobertores e uma vassoura. Assim fará com que o tempo passe mais rápido e que haja um momento de exercício, animação e divertimento. No final, ligue o tablet dentro da tenda e veja um filme. Verá como é inesquecível.
Faça a sua construção e envie-nos uma foto para fotografiasoern@oern.pt
 
Há reciclagem para ensinar e continuar a fazer (Engenharia do Ambiente)
A reciclagem é uma das medidas que todos podemos tomar em nossas casas de forma a mitigar os problemas ambientais. Podemos, também, ensiná-la às crianças de uma forma divertida. Faça jogos com os seus filhos, com os resíduos e os sacos/caixas de reciclagem. Para além de ser educativo, será também uma boa maneira de passar o tempo.
Crie o seu próprio ponto de reciclagem em casa e envie-nos uma foto para fotografiasoern@oern.pt
 
Há Engenharia no livro que vai escrever (Engenharia Informática)
Dizem que para nos sentirmos realizados na vida, uma das três coisas a fazer é escrever um livro. Assim, e já que vai passar tanto tempo em casa, use o computador para mais do que pesquisar coisas na internet. Abra o word e comece a escrever um livro. O diário da quarentena, o amor em tempos de corona, o livro das suas receitas, os artigos técnicos que ainda não passou a limpo e tantas outras possibilidades. Ah, e poemas. Um livro de poesia.
Comece a escrever o seu livro e envie-nos uma foto desse momento para fotografiasoern@oern.pt
 
Há esculturas com legos para fazer (Engenharia dos Materiais)
E quem não gosta de legos? Estes são uma ótima forma de passar o tempo, independentemente da idade. E que tal reproduzir uma escultura conhecida? Ou então criar uma? A imaginação não tem limites quando falamos deste material.
Tire uma fotografia à sua escultura e envie para fotografiasoern@oern.pt
 
Há Engenharia que permite descobrir impressões digitais (Engenharia dos Materiais)
Graças à gordura da pele, deixamos impressões em todas as superfícies. Para as descobrir apenas é necessário pó, um papel escuro, pincel, fita cola e tinta. Com efeito, e tornando-se num Sherlock Holmes, imagine-se num cenário de detetives. Primeiro, é necessário colocar pó na superfície suspeita. Posteriormente, e após decifrada a impressão digital, aplica-se fita cola sobre a mesma. Finalmente, é importante aplicar a fita cola no papel escuro e descobrir de quem é a impressão.
Descubra quem comeu a última bolacha e mande-nos a foto para  fotografiasoern@oern.pt
 
Há Engenharia que cria experiências vulcânicas (Engenharia Química e Biológica)
Há Engenharia Química que nos permite criar vulcões. E esta é a altura ideal para mostrar aos mais jovens as experiências vulcânicas. Para isso, é necessário apenas uma bacia, bicarbonato de sódio, detergente e vinagre. Depois de juntar todos os ingredientes é crucial analisar e observar o resultado.
Faça a sua erupção vulcânica e envie-nos a fotografia para fotografiasoern@oern.pt
 
Há Engenharia para fazer um documentário (Engenharia Informática)
Por estes dias, todos têm os seus gadgets ativos. Use-os e faça um documentário dos seus dias, quer esteja em isolamento social, quer esteja a trabalhar. Crie memórias. Nunca como agora tivemos tantos recursos para tal.
Mostre-nos a sua veia de realizador e envie-nos os seus filmes para fotografiasoern@oern.pt
 
Há Engenharia no mapeamento dos ovos da Páscoa (Engenharia Geográfica)
Com a Páscoa a aproximar-se, uma ideia de entretenimento passa por desenvolver uma caça ao ovo da Páscoa, mas dentro de casa. Para isso, é necessário recorrer à Engenharia Geográfica para um verdadeiro mapeamento da sua casa.
Mande-nos o seu mapa do tesouro para fotografias@oern.pt
 
Há Engenharia para nos orientar (Engenharia Mecânica)
Construir um objeto caseiro é sempre um bom passatempo quer para adultos ou para crianças. Um dos objetos que pode construir em casa é uma bússola. Para isso apenas precisa de uma agulha/alfinete, um íman, um pedaço de cortiça e água. Comece por, num copo ou uma bacia, colocar um pouco de água. Em seguida magnetize a agulha no íman, ou seja, esfregue a agulha no imã fazendo movimentos uniformes, firmes e na mesma direção, e não faça movimentos “vai e volta”, após 50 movimentos a agulha estará magnetizada. Nesta altura insira a agulha horizontalmente na cortiça, que precisa ser do tamanho de uma moeda. A agulha deve perfurar a cortiça e saia do outro lado. Empurre a agulha até que ela esteja bem no meio da cortiça. Finalmente coloque a agulha no recipiente com água e esta irá se alinhar com o campo magnético da terra para apontar o norte ao sul.
Crie a sua bússola caseira, publique nas redes e identifique-nos
 
 
Há Engenharia na produção de energia (Engenharia Eletrotécnica)
Já ninguém se imagina a viver sem eletricidade. Assim, fazer experiências com este componente é um divertimento e uma forma de aprendizagem. Utilizando um copo de água, uma lâmpada, fio elétrico e sal, é possível gerar eletricidade, esta que pode ser útil se, por alguma eventualidade, a luz faltar. O primeiro passo é encher o copo de água e colocar o fio da lâmpada e o fio elétrico no copo. Percebe-se que a lâmpada não acende. Contudo, se se puser sal dentro do copo e realizar o mesmo procedimento, a lâmpada já emana luz.
Faça um vídeo a demonstrar esta experiência e identifique-nos!
 
Há Engenharia que transforma papel em arte (Engenharia Florestal)
O papel é um material constituído por elementos fibrosos de origem vegetal, geralmente distribuído sob a forma de folhas. Uma das coisas que pode fazer com este material é Origami.  Esta é uma arte de origem milenar que surgiu na corte imperial do Japão como um passatempo, que tem por objetivo de formar desenhos com dobras em papel sem o uso da tesoura. Durante este tempo de quarentena, este é um bom passatempo para ocupar o seu tempo livre em casa.
Consulte exemplos de como fazer algumas figuras aqui
Fotografe os seus origamis e envie-nos para fotografias@oern.pt
 
Há Engenharia na visita aos grandes museus (Engenharia Geológica e Minas e Engenharia Informática)
Se tencionava visitar um museu e a quarentena o impossibilitou, não se entristeça. A Google Arts & Culture, em parceria com 500 museus a nível global, tornam possível a visita virtual a estes monumentos. Assim, pode visitar o Museu Britânico, em Londres e conhecer a Pedra de Roseta e acabar na famosas Múmias Egípcias; o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e vislumbrar quadros, esculturas, obras de arte vindas de África e do Oriente; Museu Pergamon, em Berlim, onde é possível conhecer artefactos antigos ou a oitava porta da Babilónia e, também, o Museu Nacional de Antropologia, no México, este dedicado à arqueologia e à história do país, que reporta à civilização Maya.
Pode consultar tudo: https://artsandculture.google.com/partner?hl=en
Fotografe a sua ida ao museu no seu sofá e envie-nos para fotografias@oern.pt
 
#haengenharia #engenheiros #haengenhariaemtudooquehá #oern #oe #ordemdosengenheiros #stayhome #quarantine
 

Por Inês Miranda

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​