Há engenheiros a produzir foguetões em Portugal

O CEiiA, em parceria com a empresa espacial alemã RFA vai desenvolver e produzir sistemas de lançadores espaciais em Portugal.

 
O Grupo alemão RFA, empresa alemã líder do setor espacial, em parceria com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), chegaram a acordo com AICEP para desenvolver e produzir em Portugal sistemas para o futuro foguetão RFA ONE.
O âmbito do projeto prevê a produção do conjunto de estruturas primárias para micro foguetões e o consórcio antevê realizar um investimento total de 9 milhões de euros durante um período de três anos.
Segundo o Jornal de Notícias, para o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino superior, Manuel Heitor, a instalação da RFA Portugal abre uma nova fase na estratégia portuguesa para o Espaço e um novo momento de utilização eficaz dos sistemas espaciais na recuperação de Portugal e da Europa, é referido no comunicado.
“Estamos a atravessar uma fase muito empolgante no setor europeu do Espaço. Estão a formar-se novos mercados que novas e jovens empresas querem conquistar comercialmente. Uma série de ‘startups’ estão a desenvolver micro-lançadores espaciais em todo o mundo”, afirmou, por sua vez, Marco Fuchs, membro do Conselho de Administração da RFA e presidente executivo da OHB SE, um dos maiores integradores de sistemas espaciais da Europa, citado no comunicado.
“Estou convencido de que este mercado de custos competitivos de lançadores espaciais fabricados industrialmente será altamente lucrativo. É por isso que estou muito satisfeito por iniciar esta ‘joint-venture’ entre a Rocket Factory Augsburg e a CEiiA para o design e industrialização de micro-lançadores espaciais em Portugal”, adiantou o mesmo responsável.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​