Há palestra na Delegação de Vila Real

João Álvaro, Coordenador de Operações da ADIN é o palestrante convidado, numa sessão que terá Manuel Moras como moderador.

Decorre na Delegação de Vila Real, no próximo dia 23 de maio, às 18h15, mais uma sessão técnica com entrada gratuita mais com inscrição obrigatória.

O Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais (PENSAAR 2020), aprovado em abril de 2014, visava reestruturar o setor da Água em Portugal, considerando, nomeadamente, que “o desafio da sustentabilidade do setor passa pela melhoria da produtividade e da eficiência e esta assenta, em grande medida (…) numa profissionalização assente na promoção de Entidades Gestoras com autonomia de gestão de cariz empresarial, na capacitação dos seus recursos humanos (…) numa agregação territorial superior que tenha em conta o ciclo integrado da água.”, dando um forte incentivo à criação de empresas intermunicipais na gestão dos serviços de água e saneamento em baixa.

Foi neste âmbito que 8 municípios da CIM Douro decidiram avançar para a criação de uma empresa, dando origem à AdIN – Águas do Interior Norte, constituída em novembro de 2019.

Para além dos óbvios desafios de governança, num país onde as experiências de intermunicipalismo são escassas, a agregação das diferentes realidades municipais levantou diversos desafios técnicos nos primeiros anos, que ainda decorrem, desta nova realidade.

É essa experiência que se pretende partilhar nesta sessão.

Partilhe a engenharia que há em tudo o que há

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Veja a nossa
agenda aqui​